TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As QUESTÕES NORTEADORAS

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais as pistas que a autora destaca sobre as novas determinações do capital financeiro no contexto da mundialização da economia?

Resultado da junção e aquisições de empresas que gera cada vez mais economia e acaba se transformando no centro do capital industrial onde se transformam no centro de acumulação.

O fetichismo do mercado financeiro operante de riquezas.

Aumento da dívida pública e distribuição desigual, prejudicando a classe trabalhadora devido à carga tributária.

A dívida pública é a responsável pelo crescimento da mundialização da economia.

2. A autora menciona que alguns tratados internacionais encarnam e operacionalizam o fetiche das finanças sob a lógica da produção das riquezas num redesenho do mapa do mundo, explicite seus argumentos e exemplos.

Consenso de Washington: o Tratado de Marrakech, que cria Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Acordo do Livre Comércio Americano (ALCA), e o Tratado de Maastricht. Formas de fortalecer a perspectiva financeira do capital e organização do capital.

3. Que aspectos fundamentais a autora reflete sobre a reestruturação produtiva e reorganização dos processos de trabalho para compreender a questão social no Brasil?

Os principais aspectos foram em relação à divisão do trabalho, criando uma oposição entre duas classes sociais: A que possui os meios de produção e a possuidora da força de trabalho. Outro aspecto é em relação à intensificação que para aumentar a produtividade, foi necessário à fragmentação no ambiente de trabalho. Outro ponto foi o conflito entre os capitalistas e os trabalhadores, que perceberam que trabalhavam muito e estavam cada vez mais miseráveis.

4. Como Iamamoto analisa a Questão Social e quais as diferenças que aponta em confronto as reflexões de Robert Castel?

Para Iamamoto a base da questão social é o desenvolvimento capitalista, ou seja, à produção capitalista, na qual contribui cada vez mais com as desigualdades sociais. É a apropriação privada das atividades humanas, caracterizando-se como a acumulação capitalista, essa relação não envolve somente às questões sociais, refere-se também, a resistência da classe trabalhadora, construída através da consciência de classe. Levando em consideração que a lei da acumulação é interligada diretamente com a mais valia – um dos pilares do capitalismo - gera consequências diretas na sociedade, como a miséria, uma das expressões da questão social.

Marilda Iamamoto diverge das reflexões de Robert Castel, em relação à questão social, pois Castel expõe que a condição salarial ocupa o lugar de classes, defendendo uma nova questão social. Já Iamamoto considerada o trabalho precário e defende a luta de classes, pois se houvesse uma nova questão, não haveria mais a existência de classes sociais e nem luta entre as mesmas.

5. Explicite a relação existente entre a sociabilidade capitalista, a questão social e o Serviço Social considerando as análises da autora sobre a questão social.

O capital financeiro, através dos seus fetichismos impulsiona o desmonte das conquistas dos trabalhadores, que produzem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com