TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos, Justificativa, Questões Norteadoras.

Artigo: Objetivos, Justificativa, Questões Norteadoras.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  28.099 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Nahas (2012) os objetivos de uma pesquisa determinam o que se pretende fazer para obter a resposta ou o conhecimento desejado. É por meio dos objetivos que serão listadas as finalidades principais e secundárias.

Para Gil (2003), o objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das ideias estudadas. Vincula-se direta- mente à própria significação da tese proposta pelo projeto.

O objetivo geral responde às perguntas: Para que a pesquisa serve? Qual é a sua finalidade principal? Já os objetivos específicos respondem à pergunta: Que outros aspectos secundários serão também endereçados pela pesquisa? (NAHAS, 2012).

Ao listar os objetivos deve-se seguir uma linha lógica, segundo a ordem cronológica ou a importância. Gil (2002) recomenda que em sua redação sejam utilizados verbos de ação, como identificar, verificar, descrever e analisar.

A justificativa é a apresentação geral do projeto e sempre responde a pergunta Por quê? Esta seção é de suma importância para aceitação do projeto de pesquisa pelas pessoas ou entidades que poderão patrocina-lo, pois destaca a relevância da pesquisa do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico ou ainda acrescentará uma contribuição para algo ainda não elucidado. (LAKATOS, 2003;GIL, 2002).

Questões norteadoras são indagações em torno da questão central da pesquisa, o problema. São, na verdade, uma derivação do problema, ou seja, são questões secundárias que guardam relação direta com o problema central. O pesquisador cria uma pergunta-guia, que servirá de rumo para a pesquisa e cria várias questões que têm relação com o objeto a ser estudado. As questões norteadoras e o problema devem ser tratados ao longo do corpo do estudo a fim de esclarece-los usando o rito cientifico(NAHAS, 2012).

Referências

GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 5. Ed. 2003.

NAHAS, F. X.; GRAZIOSI, M. E. S.; LIEBANO, R. Metodologia científica I. UNIFESP, 2012. Disponível em: <http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca _virtual/esf/2/unidades_metodologia_TCC/unidade19/unidade19.pdf>. Acesso em: 10 de Maio de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com