TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistencia Social

Por:   •  27/5/2016  •  Monografia  •  4.871 Palavras (20 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivos        

1.1.1        Objetivo Geral        

1.1.2        Objetivos Específicos        

1.2        Justificativa        

1.3        Metodologia        

DESENVOLVIMENTO        

1.4        A Educação como Direito Social e as Demandas Escolares        

1.5        A Assistência Social no Ambiente Escolar        

1.6        Ações da Assistência Social no Ambiente Escolar        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

Os problemas socioeducacionais podem ser atenuados por meio da atuação interdisciplinar do profissional do Serviço Social, em conjunto com os demais agentes escolares da rede pública. Acredita-se que a atuação do Assistente Social nas escolas públicas poderá contribuir para a ampliação da política educacional, uma vez que em muitos momentos as questões sociais mais pertinentes não são trabalhadas pela escola.

O impulso inicial que norteou a reflexão da atuação do assistente social na escola pública foi a proposição dos Projetos de Lei nº 3.688 de 2000, que dispõem sobre a introdução de Assistente Social no quadro de profissionais da educação, e o Projeto de Lei nº 837 de julho de 2005, que dispõe sobre a introdução de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas. Salienta-se que os referidos projetos encontram-se ainda em processo de aprovação na Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo.

Salienta-se que tendo em vista que a educação é uma política pública de direito constitucional, este, portanto, deve ser garantido não somente com a democratização do acesso do sujeito à educação, mas, sobretudo à qualidade do ensino, a fim de promover o crescimento cultural do indivíduo enquanto cidadão. Nesse contexto cabe ao profissional Assistente Social, por meio de sua prática, ampliar e contribuir para a sua garantia.

A escola apresenta-se como local privilegiado de socialização e, portanto, propício ao desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções que podem em determinado momento gerar conflitos em que o diálogo cotidiano não seja capaz de solucionar.

Portanto, acredita-se que o profissional possa contribuir para a construção de hábitos de diálogo e respeito entre os alunos das escolas citadas, e de outras que também tenham interesse, na medida em que disponibiliza meios viáveis de realizar a mediação de conflitos como um suplemento da prática pedagógica e institucional, prática que supera as punitivas encontradas no contexto escolar, como advertências e expulsões, e realizadas pelo corpo discente o que pode proporcionar maior interesse e participação dos estudantes para juntos encontrarem alternativas de erradicar ou diminuir o índice de violência.

Todos os profissionais na área da educação tem que estar preparados para “lidar” com as demandas apresentadas nas unidades escolares. Nem todos os profissionais inseridos na educação apresentam capacidade para trabalhar com a questão social, e infelizmente não estão preparados para problematizar tais demandas como: evasão escolar, gravidez precoce, uso de drogas licitas e ilícitas, violência de gênero que conseqüentemente é levado para dentro das escolas e muitas outras expressões da questão social, que também se inseri nas escolas.

Um profissional na área de Serviço Social inserido nas escolas públicas, o mesmo estará preparado para fazer a problematização de demandas como as apresentadas acima e na preparação dos profissionais já existentes nas escolas para trabalhar com os indivíduos dentro da sala de aula. O Assistente Social está preparado, porque, ao longo do curso da formação profissional, o mesmo estuda sobre como se posicionar diante das expressões da questão social que são históricas, e se não tiver o conhecimento de como surgiu essa demanda ficará difícil problematizá-las.

O profissional melhor preparado para orientar, prevenir e problematizar demandas sociais apresentadas nas unidades escolares públicas é o Assistente Social. Tem-se a conclusão de que é importante um profissional na área de Serviço Social em cada unidade escolar pelo conhecimento teórico.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

  • Compreender o papel do profissional de Assistência Social no ambiente escolar e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno.
  1. Objetivos Específicos
  • Conhecer e estudar os problemas socioeducativos e as contribuições do Serviço Social no sistema escolar.
  • Ampliar o acervo de informações e conhecimentos, acerca do Assistente social na comunidade escolar;
  • Contribuir com a formação profissional de novos Assistentes Sociais devido às novas exigências do perfil profissional.
  1. JUSTIFICATIVA

Justifica-se a necessidade da realização deste trabalho de conclusão de curso baseando-se na hipótese que Campos e David (2010, p. 270) supõe “que os problemas sócio educacionais podem ser atenuados por meio da atuação interdisciplinar do profissional do Serviço Social, em conjunto com os demais agentes escolares. Acredita-se que a atuação do Assistente Social nas escolas poderá contribuir para a ampliação da política educacional, uma vez que em muitos momentos as questões sociais mais pertinentes não são trabalhadas pela escola”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com