TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterro Sanitário

Artigos Científicos: Aterro Sanitário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

O saneamento básico é entendido como um conjunto de ações que visa

promover a saúde e o bem-estar da população, objetivando alcançar a salubridade ambiental. Dentre os serviços previstos para atingir tal objetivo está a limpeza pública, incluindo nesse aspecto a coleta e a disposição final de resíduos sólidos. Sabe-se que a geração de resíduos é uma ação inevitável no dia-a-dia do homem, seja para suprir suas necessidades básicas, seja para movimentar a economia e o comércio. Aliada à mudança comportamental da sociedade, deve existir uma maior preocupação do poder público quanto à destinação final dos resíduos gerados. A

disposição inadequada de resíduos sólidos ainda é um problema presente em muitas localidades. Uma cena que ainda pode ser observada em muitas localidades do Brasil são depósitos de lixo descartados a céu aberto, que contaminam os recursos hídricos, o solo, o visual do ambiente e atraem catadores, crianças carentes e animais, vetores de doenças.

Para resolver essa problemática uma alternativa ambientalmente correta de

descarte é o aterro sanitário. Trata-se de uma forma antiga de tratamento dos resíduos,

muito utilizada em todo o mundo, principalmente, como afirma Pfeiffer (2002), por se

tratar de uma técnica simples e econômica de disposição final de resíduos sólidos. De maneira geral, consiste na impermeabilização do terreno, instalação de sistemas de drenagem para os líquidos e gases produzidos, recebimento dos resíduos devidamente cadastrados para o aterro em questão, disposição dos mesmos em camadas, compactação com espessura controlada e cobertura com uma camada de terra. Requer estudos e técnicas de engenharia para alcançar o objetivo proposto de receber e confinar o lixo produzido pelos habitantes de uma determinada localidade, ocupando a menor área possível e reduzindo, ao máximo, o volume a ser estocado. Os aterros sanitários como são conhecidos hoje evoluíram bastante, especialmente no que se refere à redução da interferência que a sua instalação e operação podem causar no meio ambiente, visto que antes de sua implantação estudos criteriosos são realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com