TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Artigo: Atividade Estruturada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITOS PRIMITIVOS 1 - O QUÊ É A ESTATÍSTICA? Vários autores têm procurado definir a Estatística. Existem muitos livros escritos sobre a Estatística, todos contendo definições desde as mais simples até as mais complexas, porém a qu e vamos sugerir é a enunciada por Dugé de Bernonville, e que julgamos ser simples e fácil de ser memorizada: “ Estatística é um conjunto de métodos e procedimentos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”. 2 - POPULAÇÃO E AMOSTRA Conforme ficou claro na definição, a Estatística tem por objetivo o estudo dos fenômenos coletivos e das relações que existem entre eles. Entende - se como fenômeno coletivo aquele que se refere à população, ou universo, que compreende um grande número de elementos, sejam pessoas ou coisas. Portanto, para a Estatística, somente interessam os fatos que englobam um grande número de elementos, pois ela busca encontrar leis de comportamento para to do o conjunto e não se preocupa com cada um dos elementos em particular. A população pode ser, segundo o seu tamanho, finita ou infinita. É finita a população que possui um número determinado de elementos; a população infinita possui um número in finito de indivíduos. Porém, tal definição existe apenas no campo teórico, uma vez que, na prática, nunca encontramos populações com infinitos elementos mas, sim populações com um grande números de componentes; e, nessas circunstâncias, como ocorre na Es tatística Matemática, tais populações são tratadas como se fossem infinitas. Quando a população é muito grande, torna - se difícil a observação dos aspectos a serem observados, de cada um dos elementos, devido ao alto custo, ao intenso trabalho e o tempo despendido para levar a cabo uma exaustiva observação de todos os componentes da população. Nessas circunstâncias, fazemos a seleção de uma amostra suficientemente representativa da população e, através da observação dessa amostra, estaremos apto s a analisar os resultados, da mesma forma que se estudássemos toda a população, só que nesse caso sem os inconvenientes anteriormente descritos. 3 - ESTATÍSITICA DESCRITIVA E ESTATIÍSTICA PROBABILÍSTICA(INDUTIVA) Agora estamos em condições de defi nir a Estatística Descritiva ou Dedutiva , que é aquela que tem por objeto descrever e analisar determinada população, sem pretender tirar conclusões de caráter mais genérico. A Estatística Indutiva ou Inferência Estatística é a parte da Estatística que, b aseando - se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a mostra foi retirada. Também através da Estatística Indutiva podemos aceitar ou rejeitar hipóteses que podem surgir sobre as características da população, a partir também da análise da amostra representativa dessa população.

- ESTATÍSTICA I - Mário

2

E S T A T Í S T I C A D E S C R I T I V A

1- INTRODUÇÃO

A palavra Estatística, significa, originalmente, uma coleção de informações para o Estado sobre a população e economia. Desta origem, a Estatística cresceu e se desenvolveu até tornar-se um método de análise que, encontra aplicações em todas as ciências sociais.

Os fatos sociais exigiram que o homem aplicasse ou elaborasse um método que satisfizesse, em parte, a série de indagações feitas pelas ciências que necessitavam ser respondidas: esse método (ou conjunto de métodos) é denominado método estatístico.

FENÔMENOS ESTATÍSTICOS

O campo de aplicação da Estatística é o dos fenômenos coletivamente típicos ou fenômenos de massa, que não se caracterizam por observações isoladas, mas observações de massas de casos.

FASES DO LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO – ESTATÍSITCA DESCRITIVA

A seqüência do trabalho estatístico pode ser apreciada com um simples exemplo, muito conhecido do professor e do aluno: a aplicação de uma prova. As questões, planejadas inicialmente, são aplicadas aos alunos (informantes dos questionários) e, logo depois, coletadas e corrigidas (criticadas): compete ao professor, ainda, apurar os resultados divulgando-os (exposição) e analisando-os (interpretação).

Portanto as fases do levantamento estatístico são:

 Planejamento

 Coleta de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com