TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Ciência Política

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

Professor: Flávio Alexandre Hobold

Nome do aluno: Geovani da Siva

Data: 16/02/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1) O Egito foi marcado, por milhares de anos, como símbolo de uma sociedade próspera, capaz de construir magníficas obras de engenharia (pirâmides, mastabas e hipogeus), redes de irrigação, bem como avançados conhecimentos na medicina, entre outros.

Recentemente acompanhamos uma convulsão social que tomou conta do país, clamando por mais democracia, com a exigência de renúncia do Presidente Hosni Mubarak.

Descreva o funcionamento da estrutura administrativa e a organização política do Egito Antigo - e, através de um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, realize as seguintes tarefas:

a) Identifique e exponha, pelo menos, três criações políticas realizadas pelos egípcios no período, com destaque a importância da centralidade da figura política do Faraó. (2,0 pontos)

R: O Rio Nilo ajudou muito os egípcios com seu clima, podendo dar oportunidade para o governo ficar mais forte e unificado. Mesmo com suas crises o Egito antigo garantiu a nação uma longa estabilidade. Cerca de cinco mil anos, beira do Nilo, uma cadeia de cidades-estados, ganhou um governo central. O Rei egípcio era chamado de Faraó, ele mandava praticamente em tudo, tinha o controle total das terras e de seus recursos, além de ser o comandante militar era muito importante no governo, mais sua autoridade era dividida com uma burocracia de oficiais.

 A Religião, como se diz, era o “Braço Direito” do governo. Os templos foram os responsáveis para arrecadar e armazenar a riqueza da nação, pois eles eram apenas casas de adoração, sua administração era ajudada por inspetores, com um sistema de silos e tesouros, dividiam os grãos e os bens.

 O Sol é o símbolo do poder, a sua importância para a agricultura, seria a base econômica da nação e suas economias era centralizada e controlada.

O Egito antigo não tiveram nenhuma moeda oficial, isso só foi desenvolvido depois do Império Antigo, e enquanto isso, desenvolveu um sistema monetário baseado no escambo, em que havia um saco de grãos padronizados e o deben, que era um anel de cobre ou prata que pesava cerca de 90 gramas e representava um denominador comum nas trocas.

b) Descreva a atual situação econômica, política e social do Egito e identificando 3 fatores que levaram o país à rebelião social diante da Ditadura de Hosni Mubarak, que durava três décadas. (2,0 pontos)

R: A sociedade foi dividida em funções, os agricultores era a maioria da população, mas suas produções agrárias eram dirigidas pelo estado, templos ou pela família nobre que tinha terra; trabalhavam em projetos de irrigação ou construção e ficaria sujeito a uma taxa de trabalho.  

Os artistas e artesão tinham uma importância maior que os agricultores, mas mesmo assim não escapava do controle estatal. Seus trabalhos eram em tentas ligados aos templos e financiados diretamente pelo tesouro do estado. Os escribas e os oficiais, usavam vestes brancos para diferenciar a classe superior. Esta classe desmarcou sua proeminência social na arte e na literatura, a escravidão existiu no Egito Antigo, mais a extensão e a prática não foram esclarecidas.

Os homens e as mulheres, e pessoas de todas as classes, menos os escravos, eram iguais perante a lei. Eles tinham o direito de adquirir e vender propriedades, fazer contratos, casar e divorciar, e receber herança e recorrer aos tribunais.

2) A política romana, em contraponto ao racionalismo grego, sempre esteve associada ao amor dos romanos por sua pátria. Assim, a invenção do patriotismo é considerada um legado romano. A partir desta constatação, realize as atividades que seguem:

a) Pesquise na internet, jornais ou revistas, uma evidência (texto-reportagem, artigo ou charge, etc.) que contemple o conceito "Patriotismo". Reproduza a evidência encontrada na pesquisa (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc) e a fonte pesquisada, obedecendo as normas acadêmicas constantes na ABNT (2,0 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (870.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com