TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Arh 6º Semestre

Casos: Atps Arh 6º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional

Curso: Administração

6º Semestre

Administração de Recursos Humanos

Pelotas, 08 de Outubro de 2013.

Anhanguera Educacional

Curso: Administração

6º Semestre

Administração de Recursos Humanos

Administração: Turma 6º A

Professor: Sibelie Valente

Integrantes do Grupo:

Carla Roldão da Cunha RA: 2504064985

Daniel Decker Reinke RA: 1106281992

Ingridi Suchy da Silva RA 2505002149

Juliano Veiga da Silva RA: 1107325134

Introdução

A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional. Fica claro, portanto nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano. Elevados índices de rotatividade, de absenteísmo e de acidentes de trabalho, problemas com qualidade dos produtos, retrabalho, desperdício de materiais, baixos salários, condições de trabalho inadequadas e relações de trabalho insatisfatórias são fatores que estão diretamente relacionados à administração de recursos humanos.

Para superar essas dificuldades as empresas modernas estão investindo em treinamentos que levem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como estão adaptando os móveis e as condições dos postos de trabalho visando o conforto e bem-estar de seus colaboradores. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

Plano de Ação com estratégias para uma boa relação com os empregados

Introdução

Seguindo as Etapas propostas na Atividade Prática Supervisionada, da Etapa 1 até a etapa 2, o grupo desenvolverá atividades de pesquisa e compreensão de textos, com o objetivo de elaborar um plano de ação, a fim de apresentar estratégias para uma boa relação com os empregados, para que o gestor de pessoas consiga ser assertivo no “gerir pessoas” dentro das organizações.

Constará neste trabalho ainda, um questionário diretivo realizado em uma empresa escolhida pelo grupo e Relatórios parciais de textos indicados pela professora , bem como a análise do filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” fazendo um paralelo com o texto “A introdução à Moderna Gestão de Pessoas”.

Após a pesquisa o grupo estabelecerá quatro estratégias que o gestor utilizará para auxiliar em seu dia a dia com seus colaboradores, a respeito da empresa objeto da pesquisa, da qual um dos componentes do grupo exerce atividade de trabalho.

A justificativa para a prática desta atividade acadêmica, é a necessidade de sabermos, diante das constantes inovações tecnológicas, que geram mudanças nas organizações que devem estar sintonizadas com o mercado competitivo em que atua, como fica o papel do gestor de pessoas dentro da uma organização, frente a tantas mudanças, haja vista que a tarefa mais difícil para um gestor é a de lidar com seus colaboradores.

Desenvolvimento

Conceito de Gestão de Pessoas

“Conjunto de políticas e práticas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” Fisher e Fleury (1998).

Para melhor exemplificarmos vejamos o trecho extraído do resumo introdução à moderna gestão de pessoas:

“É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

 As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

 As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

 As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento, profissional, benefícios).

Postura: pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros. Importante: a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.

Diferentes autores têm diferentes conceitos sobre Gestão de Pessoas:

“• Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.

• ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com