TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Trabalho Escolar: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 6

1. O princípio fundamental de contabilidade que influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou vencimentos dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível, é o principio da:

a) Entidade.

b) Continuidade.

c) Oportunidade.

d) Competência.

e) Prudência.

2. Qual dos Princípios de Contabilidade foi revogado pela Resolução CFC nº 1.282/10?

a) Princípio da Oportunidade.

b) Princípio do Registro pelo Valor Original

c) Princípio da Atualização Monetária.

d) Princípio da Prudência.

3. O princípio da continuidade está relacionado à certeza de que, no futuro, a entidade continuará em operação e, por isso, os componentes do patrimônio devem ser avaliados pelos maiores valores.

Certo Errado

4. Há um princípio que obriga a Contabilidade a reconhecer a receita, no momento da emissão de seu documento fiscal, independente de seu recebimento.

Tal princípio é o do(a)

a

) regime de competência

b) regime de caixa

c) relevância

d) confiabilidade

e) continuidade

5. Um dos objetivos da Deliberação no 506, emitida pela Comissão de Valores Mobiliários, é estabelecer o tratamento contábil e a divulgação de mudanças em práticas e estimativas contábeis pelas empresas.

Tal preocupação visa a aumentar a qualidade das informações contábeis das empresas, atendendo ao princípio contábil da

a) prudência

b) objetividade

c) transparência

d) consistência

6. A observância dos princípios de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade. Nesse sentido, é correto afirmar que o princípio da oportunidade

a) determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

b) estabelece a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

c) reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

d) refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

e) pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio consideram essa circunstância.

7. Os pressupostos básicos na contabilidade são o regime de competência e a continuidade empresarial. No primeiro, os efeitos das transações de compra e venda de mercadorias ou prestação de serviços são reconhecidos no momento do pagamento ou recebimento da operação. No segundo, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem de reduzir materialmente a escala de suas atividades operacionais.

Certo Errado

8. De acordo com o princípio da competência, todas as variações patrimoniais devem ser registradas de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

Certo Errado

09. O reconhecimento dos fatos contábeis apenas por ocasião de seu efetivo recebimento ou pagamento é prática condenável na contabilidade brasileira, tendo em vista que viola o princípio da competência contábil.

Certo Errado

10. O cumprimento do regime de competência pressupõe a confrontação entre receitas e despesas.

Certo Errado

11. Para fim de registro e mensuração contábil dos elementos patrimoniais de uma entidade, é indiferente se esta pretende continuar com suas atividades por prazo indefinido ou encerrá- las em data preestabelecida no futuro próximo.

Certo Errado

12. Segundo a Resolução nº 750/1993, do Conselho Federal de Contabilidade, levando-se em consideração as modificações promovidas pela Resolução nº 1.282/2010 do mesmo Conselho, o Princípio da Contabilidade que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas, é denominado Princípio

a) do Registro pelo Valor Original.

b) da Competência.

c) da Prudência.

d) da Oportunidade.

e) da Entidade.

13. Segundo o princípio da oportunidade, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, pois a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.

Certo Errado

14. Julgue os itens seguintes, de acordo com a resolução do CFC nº 1.282/10.

I- O Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com