TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Exames: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  3.463 Palavras (14 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Contabilidade Avançada

2014

CAPÍTULO 1

Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros Ativos.

As empresas por questões administrativas e de gestão de seus negócios, em havendo excesso de recursos financeiros e quando suprido as necessidades de giro operacional da entidade, quer seja em estoques, financiamentos das vendas e aplicações no imobilizado, direcionam suas sobras temporárias de capitais para as aplicações em títulos e valores mobiliários.

Títulos de Crédito:

São papéis emitidos por entidades financeiras ou por entidades não financeiras com objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré-fixados ou pós-fixados, como exemplo tem as letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures, etc.

Na classificação das operações de crédito, pelos diversos títulos contábeis, deve-se ter em conta:

a) A aplicação dada aos recursos, por tipo ou modalidade de operação;

b) A atividade predominante do tomador do crédito.

As operações de crédito distribuem-se segundo as seguintes modalidades:

a) Empréstimos - são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos. São exemplos os empréstimos para capital de giro, os empréstimos pessoais e os adiantamentos a depositantes;

b) Títulos descontados - são as operações de desconto de títulos;

c) Financiamentos - são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos. São exemplos os financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais e imobiliários.

Em operações de repasse, a instituição pode proceder ao seu registro segundo a origem dos recursos em desdobramentos de uso interno, sem prejuízo do disposto no item anterior.

Mediante a utilização de subtítulos de uso interno ou de sistema computadorizado paralelo, as aplicações em operações de crédito devem ser segregadas segundo a atividade predominante do tomador do crédito, de forma que permita o preenchimento dos documentos da Estatística Econômico-Financeira.

Os saldos credores em contas de empréstimo devem ser inscritos, diariamente, pelo valor global, em saldos credores em contas de empréstimos e financiamentos, do passivo Circulante, no subtítulo adequado.

Valores Mobiliários:

Valormobiliário ou títulofinanceiro é um título de propriedade ou de crédito, emitido por um ente público ou privado, com características e direitos padronizados (cada título de uma dada emissão tendo o mesmo valor nominal ou a mesma cotação em bolsa, mesmos direitos a dividendos, etc.) São papéis emitidos por entidades financeiras ou não financeiras e que são representativos de frações de um patrimônio, ações ou quotas, ou de direitos sobre a participação em um patrimônio, bônus de subscrição ou partes beneficiárias.

Os valores mobiliários são classificados e adquiridos por instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, exceto cooperativas de crédito, agências de fomento e sociedades de crédito ao micro empreendedor, devem ser registradas pelo valor efetivamente pago inclusive corretagens e emolumentos e devem ser classificados nas seguintes categorias:

a) Títulos para negociação;

b) Títulos disponíveis para venda;

c) Títulos mantidos até o vencimento.

Na categoria títulos para negociação, devem ser registrados aqueles adquiridos com o propósito de serem ativa e frequentemente negociados.

Na categoria títulos mantidos até o vencimento, devem ser registrados os títulos e valores mobiliários, exceto ações não resgatáveis, para os quais haja intenção e capacidade financeira da instituição de mantê-los em carteira até o vencimento.

Aplicações Financeiras:

São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária, representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré-fixadas ou pós-fixadas. Como exemplo tem certificados de depósitos bancários, depósitos a prazo fixo, caderneta de poupança, debêntures conversíveis ou não em ações.

As empresas, geralmente preferem as aplicações de liquidez imediata que podem ser classificadas entre as disponibilidades, a seguir temos as aplicações que são classificadas no ativo circulante com prazo de resgate de até 360 dias dentro do exercício social seguinte e finalmente temos as aplicações de longo prazo com resgate superior a 360 dias da data do balanço e são classificadas como investimentos temporários em longo prazo.

A classificação desses investimentos temporários deverá ser feita em função do tipo de investimento, do prazo de resgate e considerando, ainda, a própria intenção da empresa quanto à época em que pretende resgatar os títulos.

Vê-se que cada aplicação ou investimento possui características próprias em relação ao prazo para resgate, taxa de rendimento, forma de rentabilidade, liquidez, intenção da empresa na sua aquisição etc. Entretanto, na sua classificação nos interessa, tão-somente, quando podemos dispor desses valores ou qual é a intenção da empresa em relação a sua realização. Por isso, os títulos resgatáveis de pronto devem ser classificados como disponibilidade e, quando não possuem essa característica, devem classificados como investimento temporário. Percebe-se que o ativo permanente representa as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com