TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica

Artigo: Atps Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Primeira Etapa

O alumínio pode ser obtido através da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos climáticos o Mediterrâneo o Tropical e o Subtropical e daí efetua-se o processo de Mineração Refinaria e Redução.

Assim inicia o processo químico conhecido como processo de Bayer, A bauxita e dissolvida em soda cáustica, filtrada para separar todo material solido e concentrando-se toda a filtração para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a umidade, sendo o pó branco de alumínio puro e enviado a redução para obtenção do alumínio.

O Alumínio apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos e é o metal mais jovem usado em escala industrial e sua produção atual já supera a soma de todos os outros metais não ferrosos e com esses dados já mostra a importância do alumínio para nossa sociedade.

Os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio mas nenhum deles possuem jazidas de bauxita em seus territórios e dependem exclusivamente da importação. Já o Brasil tem a terceira maior reserva de minério do mundo localizada na Amazônia, A bauxita e o minério mais importante na produção do alumínio contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio.

Passo 3 (Equipe)

Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio.

Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

Uma das principais características do alumínio e a sua excelente resistência a corrosão, quando exposto ao oxigênio a água e outros oxidantes forma-se rapidamente a sua superfície uma película fina e continua e protetora de oxido de alumínio conseguindo uma alta resistência a corrosão.

As propriedades extensivas dependem da massa o volume a extensão e impenetrabilidade.

As propriedades intensivas dependem do material não importa a quantidade. Exemplo ponto de fusão ponto de ebulição e densidade.

Passo 4 (Equipe)

Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.

Alumínio é o terceiro elemento mais abundante - compreende 8 por cento da crosta terrestre. A principal razão pela qual ele não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.

Física, química e mecanicamente, o alumínio é um metal como o aço, latão, cobre, zinco, chumbo ou titânio e, como tal, pode ser derretido, fundido, conformado e usinado de modo muito parecido com esses metais. Além disso, ele conduz corrente elétrica.

Quando combinado com pequenas quantidades de outros produtos químicos, as ligas de alumínio podem aperfeiçoar muito algumas das características naturais do alumínio. O alumínio e suas ligas reúnem diversas funcionalidades que fazem com que sejam muito apropriados para uma série de aplicações em praticamente todos os setores industriais.

As principais propriedades que fazem com que o alumínio e suas ligas sejam as opções mais econômicas e atraentes para uma grande variedade de aplicações são:

Aparência

Leveza

Resistência à corrosão

Propriedades físicas

Propriedades mecânicas

Capacidade de conformação

Reciclabilidade

Alumínio resiste à oxidação progressiva que faz com que o aço enferruje. A superfície exposta do alumínio combinada com oxigênio forma um filme de óxido de alumínio inerte que bloqueia a continuidade da oxidação. Diferente do óxido de ferro, o filme de óxido de alumínio não descasca, expondo a superfície à ferrugem. Se a camada de proteção do alumínio for raspada, ela se sela sozinha, instantaneamente. A própria camada fina de óxido se apega firmemente ao metal e é incolor e transparente - invisível a olho nu.

As superfícies de alumínio podem ser altamente refletivas. A energia radiante, as luzes visíveis, o calor radiante e as ondas eletromagnéticas são refletidos de maneira eficiente, enquanto que as superfícies anodizadas claras e escuras podem ser refletivas ou absorventes. Essa é a razão por que muitas vezes o alumínio é selecionado para uma série de aplicações decorativas e funcionais, como por exemplo, em fachadas de prédios.

O alumínio oferece excelente condutividade térmica e elétrica, é não-ferromagnético, não inflamável, não tóxico e seu acabamento final oferece uma aparência muito agradável. O alumínio é imbatível como material de embalagem para alimentos e bebidas, assim como para produtos farmacêuticos. A folha de alumínio, mesmo quando laminada em até apenas 0,007 mm de espessura, continua sendo totalmente impermeável, não permitindo a entrada ou saída de luz, aroma ou sabor. Como o metal em si não é tóxico, ele não libera substâncias sobre o aroma ou sabor dos conteúdos, por isso, o alumínio é imbatível como material de embalagem para alimentos e bebidas, assim como para produtos farmacêuticos.

A capacidade de conformação é uma das características mais importantes do alumínio e da maioria de suas ligas. Os níveis de resistência de determinadas ligas de alumínio são similares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com