TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps SOCIOLOGOA

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.346 Palavras (18 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

                                                               CURSO: Serviço Social

DICIPLINA: Sociologia

PROFESSOR EAD. Claudia Benedetti

PROFESSOR PRESENCIAL: Helena Macedo

NOMES:                                                        RAs:

                   Crislaine Aparecida Almeida                                               7189533493

                 Elaine de Fátima Pinheiro Batista                                           7373577441      

                 Elaine Fiais                                                                              7122322213                                                                      

                 Patrícia Gomes De A. Moitinho                                                   6506273168

                  Eduarda Ramos Santos                                                           6944438559

Guarulhos,25 de Novembro de 2013


INDICE  

  • Introdução                                                                                                3                                                                                             [pic 2]

  • As declarações

           e suas características                                                                                  4[pic 3]

  • As revoluções

            e seus impactos junto as declarações                                                       5[pic 4]

  • A declaração dos direitos do homem e do cidadão

              e sua importância na França                                                                                       6                    [pic 5]

  • A internacionalização dos direitos humanos                                                          7[pic 6]

  • Reflexão sobre imagens propostas                                                                            8[pic 7]
  • Bibliografia                                                                                                                     12[pic 8]

INTRODUÇÃO

Através desta ATPS, entendemos e conhecemos características e diferenças das DECLARAÇÕES DA VIRGINA e DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO identificamos que apesar de algumas diferenças ela tem o mesmo objetivo, o bem estar social do indivíduo. Com as leituras propostas, conhecemos os direitos humanos através das revoluções Francesa e Americana suas transformações, características, semelhanças e diferenças que impactaram em todo o mundo. Entendemos também porque o conflito  entre o velho regime e as novas forças ascendentes foi mais agudo na frança do que em outros países da Europa e como a burguesia da época deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.

Elaboramos para a conscientização de alunos, funcionários e professores da Anhanguera um banner, com os direitos atribuídos á DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, e deixando claro quem tem esses direitos, o banner foi exposto no campus da universidade afim de todos poderem visualizar.

AS DECLARAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Através da leitura das Declarações e dos propostos, identificamos que as mesmas prezam:

  • Liberdade para todos
  • Igualdade de direitos para que todos possam ter as mesmas chances de desenvolvimento
  • Liberdade de expressão e de imprensa
  • Todo homem,quando acusado de algum crime ,tem direito a um julgamento justo perante a lei, sendo protegido de qualquer tipo de tortura, ou crueldades desumanas.
  • Liberdade de escolha religiosa, que ainda hoje é motivos de inúmeras Guerras e mortes em algumas nações também foi tratada nas duas declarações.

Mas ao analisarmos mais a fundo os documentos concluímos que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão tem uma extensão maior que a Declaração da Virginia que por sua vez foi elaborada apenas para abranger o seu território. Nela podemos ver que o povo está no comando de forma direta, podendo a qualquer momento tomar frente e intervir nas decisões dos seus líderes, que eles mesmos elegeram de livre escolha, para representa-los diante dos poderes do Estado.

A declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão trata das Nações em totalidade, leva em conta que as questões ali tratadas são comuns entre as nações.

Para Durkein a solidariedade social se daria pela consciência coletiva, ela que é responsável pela ligação entre as pessoas.

Quanto ao tipo de solidariedade social existente dentro das sociedades ,segundo os estudos da obra de Émilie Durkhein,podemos identificar a solidariedade mecânica inserida na sociedade da Virginia.

Existia a integração entre os indivíduos daquela sociedade, todos tinham os mesmos ideais e pensamentos, buscavam um bem comum, e para isso seguiam as mesmas normas e seus valores, sempre pensando como um grupo, onde a individualidade não se leva em conta. Pois a individualidade, ou a consciência individual como nos fala Durkheim é de fundamental importância para que possamos compor a nossa sociedade. de forma justa e igualitária .

Vemos que apesar do tempo em que declaração dos direitos do Homem e do cidadão foi elaborada, ela nos mostra ser bem atual, pois vem atender as necessidades das sociedades, que tem por sua vez na grande maioria uma população expostas aos contrastes da predominância do sistema capitalista.

AS REVOLUÇÕES E SEUS IMPACTOS JUNTO ÀS DECLARAÇÕES.

A primeira foi a Revolução America e somente depois a Francesa. Como efeito dessas revoluções, o liberalismo se expandiu por conta das revoluções liberais.

Os ingleses dominavam os Estados Unidos e tinhas como principal objetivo o aumento de impostos, a revolta dos americanos foi evidente, eles queriam a independência e enfim com a ajuda dos exércitos franceses conseguiram. Eles também lutavam pela liberdade e a defesa dos princípios do iluminismo colocando a igualdade entre os homens, onde todos seriam iguais, respeitando seus direitos e deveres, além de o povo poder eleger seu líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (258.8 Kb)   docx (427.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com