TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sistemas Operacionais

Dissertações: Atps Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  5.474 Palavras (22 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 22

Passo 1

Esclarecimentos e explicações a respeito do desafio proposto.

Passo 2

Fazer um levantamento de sistemas de desktop online, escolher três opções e pesquisa-las.

Foram escolhidos os sistemas:

• Glide OS

• EyeOS

• G.ho.st.

Passo 3

Descrições:

• Glide OS

O aplicativo Glide OS consiste em uma plataforma de desktop web, baseada logicamente em cloud computing e desenvolvida pela empresa TransMedia Corporação. Assim como a maioria dos desktops online, essa tecnologia consiste em aplicativos que funcionam a partir de um navegador de internet, executando programas longe da maquina hospedeira. Como particularidade, o Glide OS é dividido em três seções: desktop, seu sistema online de arquivos, ou Glide HD, e o Glide portal, que permite acessar o conteúdo da web diretamente do ambiente do Glide. Essas seções juntas oferecem uma maneira fácil de navegar pelo sistema online.

Com seu conjunto gratuito de aplicações baseada em direitos de produtividade, o Glide OS oferece 30GB de armazenamento para o usuário armazenar qualquer tipo de arquivos, além de configurar e administrar até seis contas familiares, através do seu painel de configurações. Caso o usuário deseje e pague, ele pode aumentar essa capacidade de armazenamento para ate 250GB e 25 usuários.

O Glide OS vem com várias implementações e funcionalidades que auxiliam em muito o acesso do usuário, além de lembrar realmente um SO comum. Ele possui editor de texto, aplicativo para criar apresentações, editor de imagens, aplicativo de planilha, sincronizador de arquivos com a área de trabalho, conta de email gratuita (exemplo@gliderfree.com), usando tanto o padrão POP quanto o IMAP; criador simples de web site e profile, suíte de escritório, uma ferramenta de buscas da Ask.com integrada, cria grupos e compartilhar arquivos entre estes, Glide App sincronização que ajuda o usuário a sincronizar os arquivos de sua casa com arquivos do trabalho, calendário com aviso de compromissos por email; além das mais simples, como aplicativo de desenho, calculadora e post-it. Além de tudo isso, o desenvolvedor diz que seus aplicativos têm suporte de compatibilização com mais de 250 formatos de arquivos.

Com o Glide OS o usuário também tem a facilidade de poder usar outros aplicativos que não vem instalado nele, pois ele fornece compatibilidade com aplicações de dispositivos e também de outros sistemas operacionais. O Glide também possui um aplicativo móvel que funciona em mais de 100 dispositivos, como Windows Mobile, iPhone e Android.

Existem algumas vantagens desse sistema em relação a um SO comum, grande parte referente à mobilidade que um sistema assim oferece; você pode acessar qualquer dado arquivado, enviar esses dados, ter acesso a aplicações pessoais; tudo isso longe de seu computador e sem precisar de pen drive. Também podemos citar um menor consumo do hardware, a facilidade de acesso por um browser, a facilidade de atualização no caso de mais de um usuário, e até mesmo a questão da segurança, pois caso haja algum problema com um computador, os arquivos que estão num desktop online não vão se perder. Em compensação, o acesso por um browser fica limitado a uma boa conexão de internet e a disponibilidade de acesso da mesma. No caso do Glide também há a necessidade de ter o Adobe Flash Player instalado. Uma das seções, o Glide portal, apresentou algumas ineficiências, como a falta de mensagens instantâneas, não possuir tela cheia e não permitir mudar a ferramenta de busca. Houve também alguns problemas com a utilização do Glide com Explorer 8, sendo necessários ajustes de registros.

• EyeOS

O EyeOS é um sistema de desktop online gratuito, de código aberto e multiplataforma.O pacote básico oferece uma estrutura completa de um sistema operacional. Ele é tido como um sistema voltado para a área empresarial, como escritórios, por disponibilizar um ambiente de trabalho dinâmico e com mobilidade, tanto que pode ate ser instalado em servidores e ate ser personalizado com o logotipo da empresa. Para ter acesso, basta acessar o site que disponibiliza o aplicativo e criar um login e senha; ou baixar e instalar em um servidor web. A interface é intuitiva, agradável e leve, tendo leves semelhanças com o Mac OS e o Vista.

O ambiente de desktop do EyeOS roda em PHP no servidor, e o navegador é usado apenas para executar um interface baseada em Java Script, que se comunica com o processador do servidor via tecnologia AJAX. O sistema usa processos separados para supervisionar tudo e gerenciar componentes individuais do aplicativo. Quando um processo qualquer é acionado, é iniciado um processo separado ao lado do servidor, que se comunica com o processo do desktop do EyeOS, no beck-end, enquanto o front-end se comunica com a interface em Java Script que esta sendo executada no navegador. Esse sistema se distingue da maioria dos outros sistemas web.

Ele vem com um pacote de aplicativos tradicionais; como editor de texto compatível com Microsoft Office, traz opções de jogos, pacote com calculadora e calendário, gerenciador de arquivo, programa mensageiro, leitor de feed, e até um browser interno, e um cliente online de Twitter. Por ser um sistema de código aberto, há a possibilidade de desenvolvimento de aplicativos. Ele oferece para desenvolvedores um toolkit com varias ferramentas que permitem desenvolver aplicações para o sistema, além de um repositório para realizar a distribuição dos aplicativos.

Embora seja um sistema online, a velocidade do EyeOS é considerada muito boa, ficando quase no mesmo nível de uma maquina virtual. Recursos como o som e leitor de pdf também são pontos positivos. A mobilidade no acesso de arquivos e na execução de tarefas, e a facilidade na comunicação entre usuários mais uma vez são vantagens desse tipo de sistema. Na cidade de Barcelona, o setor público utiliza aplicações baseadas em EyeOS. Podemos citar alguns problemas como a visualização do desktop, que em algumas partes tem acesso um pouco incoerente, não possui ferramenta similar a PowerPoint, possui muitas ferramentas triviais, e embora seja um sistema voltado a escritórios, não possui ferramentas robustas para o gerenciamento de aplicativos de grandes implantações e oferece dificuldades para dar suporte a um numero grande de usuários. O sistema esta na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com