TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps da anahnaguera

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

RIO GRANDE DO SUL

[pic 1]

A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA SOCIEDADE – PARA UMA SOCIEDADE REFLEXIVA E PARA UMA SOCIEDADE NÃO REFLEXIVA

DANIELE SOARES FEIJÓ DE BARROS RA 363735

IVETE CANHA RA 350805

MARIA JOSÉ DIAS DA SILVA RA 349546

MOISÉS OLIVEIRA DA SILVA RA 380327

SILVIA REGINA VIEIRA COLVARA CARVALHO RA 349553

SORAIA ROBERTA KADES RA 355392

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E DA COMUNICAÇÃO

Porto Alegre, Abril de 2012.

1. A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA SOCIEDADE – PARA UMA SOCIEDADE REFLEXIVA E PARA UMA SOCIEDADE NÃO REFLEXIVA

        

“ O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia a dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários” ( Iamamoto, 2005)

  1. DO BRASIL AGRÁRIO ATÉ A ATUALIDADE.

Slogan: A Atualização da Tecnologia e a Exclusão de Parte da Sociedade

TEMA

ILUSTRAÇÃO

Brasil Agrário

Disponível em:[pic 2]

br.bing.com/imagens

Acesso em 30/03/12

Toda a  família envolvida na agricultura

Brasil Industrializado

[pic 3]

Disponível em:

br.bing.com/imagens

Acesso em 30/03/12

A industrialização: a vinda  de grandes fábricas de automóveis para o pais

Trabalho do artesão

[pic 4]

Disponível em:

www.viladoartesao.com.br/

Acesso em 30/03/12

O trabalho de artesã ainda feito manualmente

Trabalho do operário na fábrica

[pic 5]

Disponível em:

www.manografias.brasilescola.com

Acesso em 30/03/12

Charles Chaplin em A Fábrica

A Natureza

[pic 6]

Disponível em:

www.natuzi.blogspot.com

Acesso em 30/03/12

A exuberancia da Natureza em nosso pais

Devastação da natureza em função do lucro

[pic 7]

Disponível em:

agrokamp.com.br

Acesso em 30/03/12

As madeireiras no norte do pais

A informação e o homem se informando e não transformando a informação em conhecimento

[pic 8]

Disponível em:

homemeamente.blogspot.com.

Acesso em 30/03/12

Por mais informação que esteja disponível, nem sempre é transformada pelo homem

Quando consideramos o avanço tecnológico no mundo, especialmente nos últimos 150 anos, não podemos deixar de constatar o quanto este crescimento influenciou o mundo do trabalho em nosso país. Até então, a economia brasileira baseava-se na agricultura e na exportação. Conforme DECCA “o mundo rural prevaleceu sobre o mundo urbano no Brasil“ (1991).  As famílias trabalhavam juntas.

No final do século XIX passou-se a sentir o efeito da Revolução Industrial iniciada na Europa. Pequenas comunidades urbanas passaram a expandir-se, fábricas passaram a mudar o cenário das cidades. A atividade industrial, conduzida fundamentalmente por empresas de pequeno e médio porte concentraram um número significativo de trabalhadores. A divisão de tarefas e a especialização pela atividade desenvolvida tornaram-se indispensáveis para a aceleração da produtividade. Com isso todos eram fundamentais, do artesão ao  operário todos eram cobrados, levados a exaustão na busca do crescimento da industria e enriquecimento de seus donos. O homem passa a ser apenas uma peça dessa engrenagem, perdendo  sua individualidade.

Atualmente, há maquinas industriais que substituem o trabalho de muitos homens. O operador passa a ser considerado como parte da máquina. Caso não cumpra sua função é facilmente substituído. Conforme SPRANGER “é definitivamente a imunidade de um sistema que ao separar o homem do produto de seu trabalho, ao limitá-lo em sua função criadora, mediante a fragmentação de suas práticas de trabalho, faz com que o trabalho, que é uma condição essencial do homem, converta-se no seu castigo” (1970)

. O homem que na sociedade agrária comandava o trabalho, sendo ele o mentor do produto, hoje tornou-se sujeito e manipulado pelo trabalho. O acesso fácil a informação individualizou o trabalhador, levando-o a mutilação intelectual e obrigando-o a simplesmente a atender as ordens dos dominantes, sem o direito à espontaneidade, criatividade e a imaginação.

Em nossa sociedade passa a ser cada vez mais cobrado a informação e o conhecimento. Para isso somos diariamente bombardeados por informações 'indispensáveis' para nosso crescimento intelectual e profissional. Normalmente, não precisamos sequer sair de nossos lares para obter essas informações, pois estão disponíveis via internet.

Nossos filhos cada vez mais cedo são apresentados para essa ferramenta social e educacional. Já a educação nas escolas infantis contemplan aulas de informática.

Essa degradação do homem tem levado a várias consequências: para o trabalhador, na precarização   e desumanização de seu mundo profissional. É cada vez mais considerado pela psicologia a importância  da humanização do homem que está sendo sufocado pela máquina. Considera-se o trabalho e o ato de trabalhar como precisando estar lado a lado no ato de satisfazer as necessidades da empresa, pois assim estarão também satisfazendo as necessidades do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (132.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com