TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ética

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

   Conceitos de Tributo: De acordo com o artigo 3 CTN (Código Tributário Nacional) Tributo é “toda prestação pecuniária compulsória em moeda cujo valor nela se possa exprimir que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”.

   Tributo: Imposto, taxa ou contribuição remete para alguma coisa que é concedida ou rendida por obrigação, hábito ou necessidade.

Resenha Crítica

   Em uma sociedade extremamente consumista como a que vivemos hoje precisamos ter renda para suprirmos nossas necessidades desde as mais básicas até o que chamamos de supérfluo, mas quando o cidadão está a margem disso tudo  é ai que entra a proteção social que se organiza em benefícios substituindo ou complementando a renda. Pois sentir-se seguro, se alimentar adequadamente, ter acesso a saúde básica é um direito de todos.

   Todo cidadão tem direito a ter uma renda de igual valor quando sua capacidade de trabalho for reduzida, sendo emprego formal também é garantido o beneficio de um salário mínimo para idosos e deficientes limitado ás famílias com renda de um quarto do salário mínimo percapita a seguridade social brasileira. Crianças e adolescentes salário família para crianças até doze anos. Os valores entre benefício previdenciários e da Assistência Social são iguais, ambos voltados para a criança brasileira, embora não se saiba quais são as características para além do salário de seus pais.

   A proteção social não é apenas substituição de renda mais também exige cuidados pessoais, a proteção pública deveria ser operada pelo SUS e o SUAS que seguem uma lógica assentada nos direitos dos cidadãos pois ainda é muito reclamada pela população. Proteção social com foco na cidadania supõe a desmercadorização.

   Segundo a Constituição  Seguridade Social é o conjunto integrado de ações dos Poderes Públicos e da sociedade com o objetivo de assegurar os direitos à saúde, a previdência e a assistência social (art 194 da CF).

   O princípio mais relevante é o da seguridade social que visa a implementação de politicas públicas na saúde, assistência social e na previdência social, uma vez que esses serviços são essenciais para a sociedade como um todo, mesmo que alguns desses serviços sejam exclusivos para a população de baixa renda. Sabemos que todos tem direito a um serviço de saúde com qualidade, algumas pessoas acabam recorrendo aos planos de saúde privados que na sua maioria também não oferecem serviços de muita qualidade deixando muitas vezes o usuário a desejar, mas o uso desta mesmo que não atendendo as expectativas não renuncia, ou seja, não perde o direito constitucional que lhe é assegurado uma vez que todo serviço nos preços finais as contribuições sociais vão para a Seguridade Social, PIS e COFINS, o que realmente não justifica um serviço tão ruim já que pagamos imposto e mais impostos caríssimos diga-se de passagem. As politicas públicas de saúde deveriam oferecer a toda população, entre outros, desde uma simples consulta à tratamentos com medicamentos de alto custo e de uso prolongado, internações e procedimentos hospitalares mas isso nem sempre é possível. A saúde pública se transformou em direito constitucional no artigo 194 da CF e foi um grande avanço, foi criado o SUS. A saúde é direito do cidadão e dever do Estado todos que estiverem no território nacional quando precisar será atendido pelo SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com