TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Serviço Social Frente a Pandemia Covid 19

Por:   •  26/9/2021  •  Monografia  •  4.631 Palavras (19 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 19
  1. Introdução

A Covid-19, é uma enfermidade causada pelo Corona vírus denominado SARS-CoV-2, foi identificada pela primeira vez na China, em dezembro de 2019.  Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia da COVID-19 constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), 2 e, em 11 de março de 2020, uma pandemia. As pandemias são conhecidas como epidemias que se espalham rapidamente por diversos países e afetam uma quantidade relativamente grande de pessoas (Morens et al 2007) e que, de forma geral, geram consequências do nível micro ao macros sistêmico, impondo, pelo tempo em que duram, novas regras e hábitos sociais para a população mundial e mobilizações de diversas naturezas para suas contenções. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) (World Health Organization –WHO, 2021), o surto da COVID-19 iniciou-se na China em dezembro de 2019. E desde então tem se alastrado por diversos locais e populações.

O Sistema único de Saúde (SUS), uma conquista do povo brasileiro através da Carta Magma, da Constituição Federal (CF) de 1988. Sendo o único sistema de saúde pública que atende mais de 90 milhões de pessoas onde 80% dessas pessoas dependem exclusivamente dele. Uma das portas de atendimento da política do SUS é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo que a primeira porta de entrada é através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). (Conselho de Saúde 2021).  

As Unidades de Pronto Atendimento compõem a Rede de Atenção às Urgências do SUS e situam-se, em termos organizacionais, entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar. São responsáveis por atender as urgências clínicas, cirúrgicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e aquelas relacionadas às causas externas, como traumatismo, violência e acidentes. Esta compreensão está prevista na Portaria 1.863/2003, do Ministério da Saúde, que

Instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. (CUNHA, D.; CANASQUI, G.F. 2017). Na avaliação de ROCHA (2005), a população que utilizam as UPA’s, precisam de atendimento rápido de urgência sem, contudo, apresentarem agravos graves à sua saúde. As respostas vão desde a compreensão subjetiva do que seja uma urgência, à ideia é que haja nessas unidades atendimentos mais qualificados, seja porquê há recursos tecnológicos, como radiologia e laboratórios, seja por que consideram os atendimentos breves e ágeis, mesmo que esperem longas horas por eles.

O Serviço Social, com um pouco mais de 80 anos de trajetória, é uma profissão consolidada na sociedade brasileira e, a depender da conjuntura econômica e política do País, mais ou menos demandado para se efetivar. Ao compreendê-lo como uma profissão que se desenvolve concomitantemente à configuração da “questão social”4, conseguimos entender as requisições institucionais colocadas ao Serviço Social, que, aqui, no estudo do Serviço Social nas UPA’s, vão desde as mais simples, e que, por vezes, não se enquadram nas competências e atribuições profissionais, às mais complexas, que exigem aprofundamento analítico econômico, político e cultural. (CUNHA, D.; CANASQUI, G.F. 2017).

Considerando que  a  saúde pública constitui um vasto campo de atuação do profissional Assistente Social para reforçar a consolidação do SUS e da Seguridade Social no sentido de demostrar seu desempenho profissional, esse trabalho de conclusão de curso pela Universidade Estácio de Sá foi feito com base na pesquisa bibliográfica  tendo como objetivo geral da pesquisa, analisar os parâmetros de atuação do Serviço Social na linha de frente do COVID 19 e como objetivos específicos será analisar o trabalho do assistente social na área da saúde, observar os parâmetros de atuação do serviço social na política do SUS e conhecer sobre o enfrentamento da COVID 19. COMPLEMENTAR COM O QUE VAI SER VISTO NOS CAPITULOS FAZER UM BREVER RELATO.


2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Analisar a atuação do Assistente Social na Unidade de Pronto Atendimento UPA Terra Firme frente as demandas apresentadas na pandemia do Covid-19 no período de Janeiro a Outubro de 2021.

 

2.2. Objetivos Específicos

  • Discorrer sobre atuação do Assistente Social na UPA d´Água Terra Fime;  
  • Relatar sobre a vivência do Assistente Social nas demandas de atendimento durante a pandemia do COVID-19;
  • Descrever os direcionamentos oferecidos pelo Assistente Social para as questões relacionadas ao fluxo dos atendimentos durante a pandemia.

VERIFICAR SE TEM QUE TIRAR ESSA FOLHA DA EXTRUTURA


CAPITULO I

O SUS e a atuação do Serviço Social na Saúde:

O Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei nº. 8.080/1990. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde. O SUS é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social.

Para que o acesso à assistência de saúde de qualidade não ficasse restrita ao modelo privado ou a saúde complementar (Planos de Saúde) foi criado o SUS, cujo sistema está em constante processo de construção e fortalecimento.

Em 2008, houve a implantação das Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. As UPAs são responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia, sete dias na semana. Neste local são atendidos casos, como por exemplo, cortes, fraturas, traumas, infartos, derrames e COVID.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com