TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contábil

Ensaios: Auditoria Contábil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  7.836 Palavras (32 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 32

01. Introdução (aspectos conceituais)

De maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir. Os ingleses adotaram e ampliaram o conceito para auditing com um sentido mais voltado para revisão, verificação.

São diversos os motivos que levam as empresas a utilizarem os serviços de auditoria. Dependendo do objetivo, um tipo de auditoria será o mais adequado. A implantação da auditoria interna e/ou a contratação da auditoria externa proporcionam diversas vantagens para a empresa, além de ser obrigatória, no caso da auditoria externa, para empresas com ações na bolsa de valores e empresas de capital fechado consideradas de grande porte. Entre as empresas de grande porte estão incluídas aquelas com ativo total superior a duzentos e quarenta milhões de reais ou receita bruta anual superior a trezentos milhões de reais.

São vantagens da auditoria, entre outras:

• melhor segurança nos números apresentados com relação a possíveis fraudes, distorções e erros não intencionais;

• desestímulo a fraudes;

• maior segurança para os investidores;

• menor custo de capital;

• melhores controles e operações mais seguras e eficientes.

02. Tipos de Auditoria

Em linhas gerais, pode-se dividir a auditoria em dois:

• auditoria interna; e

• auditoria externa.

02.1 Auditoria Interna

É conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

Em razão das suas funções de verificação/avaliação dos setores e processos da empresa, a auditoria interna não deve estar subordinada a qualquer diretoria para a qual poderá ter que apresentar relatórios de inconsistências, o que poderia, em princípio, ocasionar constrangimentos e principalmente medo de perder o emprego, uma vez que o auditor interno é funcionário da empresa. Deve, portanto, no organograma, estar subordinada e reportar-se diretamente à presidência da empresa ou ao conselho de administração.

Segundo a NBC TI 01, a auditoria interna compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Nesse sentido, a auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

O termo fraude aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

O termo erro aplica-se a ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.

Os procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes substantivos. Os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade. Os testes substantivos, por sua vez, visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.

Nota:

• Testes de observância: avaliam a aderência da empresa em relação aos controles internos. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

a) inspeção - verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

b) observação - acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e,

c) investigação e confirmação - obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

• Testes substantivos: avaliam a exatidão dos dados produzidos pelo sistema de informações da empresa.

Alguns dos tipos da auditoria interna, que serão vistos em seguida, podem e são frequentemente prestados por terceiros. São os casos da auditoria tributária, ambiental, tecnologia da informação etc. Nesses casos, recebe o nome genérico de consultoria. A diferença da auditoria interna realizada por funcionários da empresa e terceiros diz respeito ao tempo. A auditoria realizada por funcionários é contínua, e a feita por terceiros é pontual e com prazo determinado. Ressalte-se que no caso da auditoria de qualidade e ambiental, se a empresa objetiva o recebimento de uma certificação, claro está que tal serviço deve ser validado exclusivamente por empresa independente que ao término do trabalho concederá um certificado ISO (International Organizationfor Standardizatiori) de qualidade e/ou ambiental.

No serviço público, a auditoria interna assume também responsabilidades em relação ao cumprimento das finalidades regimentais, avaliando aspectos relacionados a recursos humanos e orçamentários.

Quadro: Características gerais da auditoria interna quando executada pela própria empresa e não por consultores externos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com