TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Empresarial

Ensaios: Auditoria Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

1. Do que fala o texto? (valor, 1 ponto)

A atuação dos auditores tendo como o aspecto mais importante o risco profissional onde seu trabalho consiste no exame das demonstrações contábeis para combater as fraudes, mas isso não é para todos, pois muitos estão usando seu conhecimento para omitir informações como foi no caso da Enron que certamente é possível que os responsáveis pela Contabilidade e Auditoria tenham atuado fora dos princípios e bases teóricas que aprenderam durante sua carreira, fazendo vista grossa quando a empresa adotou praticas nocivas.

2. Qual o problema a ser solucionado? (valor, 1 ponto)

Que muitos usuários dos trabalhos de auditoria cuja atividade esta, cada vez mais sendo colocada na pauta das discussões, principalmente, em função dos diversos escândalos envolvendo grades empresas, até agora consideradas invulneráveis sob o argumento de que mantinham contratos com auditores independente estes profissionais precisam examinar os sistemas contábeis.

3. Que posição o autor assume (que ideia defende) diante do problema? (valor, 1 ponto)

Que um doa fatos importantes na apuração de fraudes, desfalques ou qualquer pratica contábil inadequada é a habilidade e expertise de todos os que se propõem realizar esse tipo de trabalho pois, o êxito depende da clareza na determinação do escopo do trabalho se for um auditor interno, deve avaliar a adesão dos componentes organizacionais ás políticas e estratégias traçadas pela administração e na condição de órgão de assessoramento, identificar as oportunidades de melhoria que permitam saber a identificação dos desvios como sua correção.

4. Como o autor comprova a sua posição diante do problema? (valor, 1 ponto)

A descoberta de fraudes não deve ser, em princípio, o objetivo do trabalho de auditoria, mas o

auditor deve estar sempre preparado para a hipótese de sua ocorrência e quando encontrar qualquer indício deve avaliar a sua relevância, principalmente, quando o escopo do trabalho se refira à emissão de relatório e parecer sobre as demonstrações contábeis. Para isso, uma vez constatada qualquer irregularidade, ou,prática inadequada, deve buscar elementos de convicção, aprofundando o exame até apurar o montante envolvido. A importância da descoberta e investigação de fraudes pode ser identificada pelos espaços que a mídia impressa dedica ao assunto, conforme pesquisa realizada, cujo extrato é apresentado no quadro a seguir:

NOTICIA VEICULO

(1) Nova fraude choca o mundo: WordCom admite ter adulterado balanços em US 3,8 bilhões e pode pedir falência O Globo de 27/06/2002, p. 23

5. Resumo informativo do texto, máximo 12 linhas, de acordo as Normas da ABNT. O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão. (valor, 3 pontos)

MODELO RESUMO INFORMATIVO

Desenvolvimento de um instrumento para mensurar a satisfação do usuário de sistemas de informações - Volume: 38 - Número: 3 - Data: julho / agosto / setembro, 2003

Autor: José Dutra de Oliveira Neto e Edson Luiz Riccio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com