TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AUDITORIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO DE AUDITORIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

GRUPO BOTICÁRIO

3. Sumário Executivo

Este relatório objetiva analisar a responsabilidade social empresarial do Grupo Boticário, comparando a postura explicitada nos relatórios de sustentabilidade divulgados pela empresa com a imagem que lhes foi imposta pela mídia e pela percepção de seus públicos.

Se tratando de uma organização que comercializa cosméticos e produtos que podem afetar o meio ambiente durante a fabricação, além do risco para os consumidores, caso haja algum problema nas composições, torna-se evidente a necessidade de investimento, por parte da empresa, em ações que minimizem os impactos ambientais e garanta, à quem vai consumir, a qualidade de um produto bem fabricado.

Fazendo uma breve análise da concorrência do Grupo Boticário, podemos encontrar marcas que se destacam cada vez mais em atitudes que beneficiam o meio ambiente, o que abriu espaço para que a empresa analisada se propusesse a ir “além do verde”.

3.1 Justificativa do relatório

Em meio a conjuntura do mundo atual globalizado, questões sociais, ambientais econômicas e éticas nas organizações se tornam aspectos de grande relevância para percepção positiva da imagem e reputação de uma empresa perante seus consumidores.

Com a facilidade ao acesso a informação e a rapidez com que ela é disseminada, faz com que questões ambientais e os impactos gerados pelas ações humanas chegue ao conhecimento de uma ampla gama de usuários, o que faz com que o nível de exigência dos consumidores aumentem perante a responsabilidade social e ambiental das organizações. Neste contexto, vale enfatizar:

Por considerar a saúde da natureza, algumas empresas têm como preocupação o meio ambiente, adotando processos de aperfeiçoamento dentro de suas atividades. Isso demonstra interesse em promover desenvolvimento econômico paralelo à preservação do meio ambiente. Trata-se de uma reflexão sobre as conseqüências das vantagens competitivas que levam em consideração o ecossistema. Este é um pensamento ecológico, que ganha importância no cotidiano das empresas. (NAKAO e VELLANI, 2003, p. 1).

Sendo o Grupo Boticário uma organização de grande magnitude no ramo da beleza, o presente relatório visa analisar a responsabilidade social o nível de responsabilidade social, sob o prima da sustentabilidade, relacionando a qualidade de governança corporativa com motivação baseada nas dimensões econômica, social e ambiental, bem como atitudes responsáveis que contribuem para a comunidade, bem como o ambiente interno e externo.

3.2 Histórico da empresa avaliada

O Grupo Boticário é composto pelas marcas: O Boticário; quem disse, berenice?; e The Beauty Box e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A seguir, como é relatado no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Boticário (2014), apresenta-se um breve histórico da organização, delineando seus principais acontecimentos:

  • 1977 - Abertura da farmácia de manipulação O Boticário (Curitiba)

  • 1979 - Inauguração da loja da marca no Aeroporto Internacional Afonso Pena (São José dos Pinhais - PR), que marca a contribuição para a marca O Boticário se tornar nacionalmente conhecida.
  • 1980 - Primeira franquia localizada em Brasília (DF).
  • 1986 - Abertura da primeira loja O Boticário fora do Brasil, em Portugal.
  • 1990 - Surgimento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (hoje em dia, visa ser referência na criação de valor em negócios de beleza).
  • 2008 - Início das atividades do Laboratório de Biologia Molecular (Labim).
  • 2010 - Inauguração do Centro de Distribuição Registro, SP (assim como a Fundação, tem como objetivo atuar por multinegócios e com a visão de ser referência na criação de valor em negócios de beleza).
  • 2012 - As unidades „quem disse, berenice?‟ e „The Beauty Box‟ passam a integrar o

Grupo O Boticário.

  • 2013 - Inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São José dos Pinhais (PR), junto ao complexo industrial que amplia-se com uma nova fábrica de maquiagem e um novo armazém.

  • 2014 - Início das operações do centro de distribuição São Gonçalo dos Campos, na Bahia, seguindo padrões internacionais de sustentabilidade.
  • 2014 - Inauguração da Planta industrial Camaçari, também na Bahia e acompanhando os padrões internacionais de sustentabilidade.

Após os acontecimentos relatados no Relatório de Sustentabilidade 2014, ocorreram outras conquistas relevantes no ano de 2015, relatadas no espaço destinado à mídia do Grupo Boticário:

  • Conquista do Prêmio de Responsabilidade Ambiental, além do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara Municipal de São Paulo, conquista esta, representando uma homenagem à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

  • Classificação do Grupo Boticário como uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a revista Forbes. Onde foi destacada a capacidade da organização de reinventar produtos, processos produtivos, modelos de negócio, estratégia de gestão e comunicação.O que tornou o Grupo Boticário a maior rede de franquias no setor de beleza do mundo.
  • Prêmio ABRE de Embalagem Brasileira.
  • Grupo Boticário é reconhecido como uma das melhores empresas para começar a carreira, segundo a revista Você S A.
  • Prêmio Lide Meio Ambiente.
  • Prêmio Aberje - Conexão Estação Natureza.
  1. Referência conceitual

A análise será feita partindo dos conceitos ensinados pela disciplina, e também levará em conta o conteúdo dos artigos sugeridos na grade curricular da mesma. Acredita-se que a definição de Responsabilidade Social Empresarial, obtida através da leitura prévia dos conteúdos citados, deve resultar numa pesquisa mais detalhada sobre o engajamento da empresa que é foco desse estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com