TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NO CONTEXTO EMPRESARIAL

Exames: A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NO CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  5.412 Palavras (22 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NO CONTEXTO EMPRESARIAL

Gisele Aparecida da Silva

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de apresentar através do método de Revisão de Literatura e análise de caso, como uma auditoria em meio ambiente pode transformar a realidade de uma organização, tanto no cenário interno como externo. A questão da sustentabilidade vem ganhando grande impacto no cenário empresarial no mundo todo e em tempos de globalização, a adequação a esta realidade pode ser o grande diferencial de competitividade ou mesmo uma questão essencial para a sobrevivência de uma empresa no mercado cada vez mais concorrido e exigente. A preocupação dos consumidores por si já é um grande desafio a ser superado pelas empresas que desejam conquistar e manter seu público consumidor, já que estes estão cada vez mais informados e mais exigentes em relação a diversos aspectos das empresas, se até pouco tempo bastava-lhes que houvesse qualidade e preço acessível, hoje em grande parte já se busca um olhar para o modo como a empresa fornecedora lida com sua responsabilidade social e ambiental, na defesa do bem comum, muitos consumidores já pagam mais devido à credibilidade conquistada pela empresa diante do modo como opera em suas atividades visando a preservação do meio ambiente, dentre outros fatores externos à relação de negócio em si. Diante deste cenário, é fundamental que os gestores ambientais busquem esse conhecimento, para atuar em consultorias e auditorias favorecendo a imagem das organizações diante do mercado e em contrapartida, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Palavras-chaves: Auditoria; Meio Ambiente; Empresa.

ABSTRACT

This article aims to present through the literature review and case analysis, as an environmental audit can transform the reality of an organization, both in internal and external. The issue of sustainability is gaining great impact on business worldwide scenario and in times of globalization, the adjustment to this reality can be the great advantage of competitiveness or even a matter essential to the survival of a company in the increasingly competitive market and demanding. The concern of consumers by itself is already a big challenge to be overcome by the companies that want to win and keep its consumer public, as they are becoming more informed and more demanding in relation to various aspects of the business, if until recently enough to them to have quality and affordable price, today largely already in search of a look at how the company deals with its social and environmental responsibilityin defense of the common good, many consumers already pay more due to the credibility gained by the company on how it operates in its activities aimed at the preservation of the environment, among other factors outside the business relation itself. Given this scenario, it is essential that environmental managers seek this knowledge, to work in consulting and audits favoring the image of organizations on the market and on the other hand, contributing to the sustainability of the planet.

Keyworks: Audit; Environment; Company.

1. INTRODUÇÃO

Em qualquer atividade que o homem desenvolva há efeitos negativos que se remetem ao meio ambiente, especialmente as atividades empresariais, onde atividades operacionais dos mais diversos tipos dispõem dos recursos naturais para produzirem e obterem lucros em suas produções, muitas vezes utilizando matéria-prima extraída do meio ambiente e em todas as atividades fazendo o uso do meio, que é de uso comum a todos.

Neste contexto, é fundamental a adoção de formas de utilização equilibrada, onde sejam adotadas medidas de preservação e conservação do meio ambiente, visando uma consciência de sustentabilidade que vem se disseminando cada vez mais no mundo todo.

Este artigo adota uma metodologia de Revisão Literária, buscando em autores de livros, artigos, teses e outros estudos acadêmicos e periódicos da área e correlatas para apresentar na teoria, os conceitos e aspectos gerais que envolvem a questão ambiental no cenário das organizações empresariais, assim como demonstrar na prática, como atua a auditoria em meio ambiente dentro de uma organização.

O objetivo geral do estudo é apresentar como uma auditoria em meio ambiente pode transformar a realidade de uma organização, tanto no cenário interno como externo e a importância da educação em meio ambiente dentro do contexto empresarial.

O trabalho de pesquisa se justifica ante a importância que o tema representa nos dias atuais em que a sustentabilidade é uma constante dentre os assuntos mais difundidos em um mercado globalizado, exigente e competitivo, cujos diferenciais estão relacionados a todas as adoções e práticas que se realizam em uma empresa, ampliando a visão dos consumidores na hora de escolherem seus fornecedores, os quais devem estar cada vez mais atentos nas exigências e escolhas de consumidores cada vez mais informados e críticos em suas análises de todos os aspectos antes de optarem por uma determinada empresa.

2. A EMPRESA E A QUESTÃO AMBIENTAL

Os efeitos negativos da ação do ser humano sobre o meio ambiente são graves e exigem não apenas reparo dos danos, mas uma séria e comprometida mudança de hábitos e atitudes por parte da sociedade.

Fontenelle (2004) explica que este paradigma de degradação vem ocorrendo ao longo dos anos, principalmente em função do próprio modelo colonial adotado no Brasil, ou seja, colônia de exportação, através de atividades como o extrativismo, monocultura e ciclos econômicos, sem o respaldo de uma legislação protecionista, foi se perdendo as riquezas naturais.

Pelo contexto histórico, o modelo de desenvolvimento que vivenciamos atualmente estimula o consumo inconsciente, principalmente por parte das classes sociais de maior poder aquisitivo, o que geram imensas pressões sobre o meio ambiente. Conforme aponta Bicalho (2008), o consumismo insaciável e de satisfação imediatista vem sendo a principal causa da degradação ambiental.

Bicalho (2008) ressalta que a prática de degradação ambiental fere a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que em seu artigo 225 dispõe: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com