TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA AUDITORIA EXTERNA COMO FATOR DE DECISÃO EMPRESARIAL

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE METROPOLITANA - FMU

NAYARA APARECIDA BATISTA

A IMPORTANCIA DA AUDITORIA EXTERNA COMO FATOR DE DECISÃO EMPRESARIAL

São Paulo -SP

RESUMO

A auditoria externa é uma ferramenta que se usa para dar validade e credibilidade nas demonstrações contábeis. Esses relatórios auditados são muito importantes para investidores que se interessem pela empresa, porém também é muito importante par os sócios da empresa, pois hoje em dia a contabilidade hoje deixou de ser apenas guardiões de informações.

A Demonstração Contábil contém muitas informações importante para a empresa, informações que pode fazer com que os sócios e diretoria consiga tomar decisões.

Usando a contabilidade como aliada, os responsáveis palas decisões das empresas, poderão se planejar para o futuro, verificar o presente e analisar como foi o passado, e para tudo isso a auditoria externa, faz além de tudo, da confiabilidade em todo esse trabalho apresentado.

Palavras-chave: Auditoria Externa, Confiabilidade, Tomada de Decisões


1. INTRODUÇÃO

O mundo contábil vem sofrendo grandes mudanças, a profissão de contador deixou de ser apenas um guardador de informações. A Contabilidade de hoje tem um poder mundo grande dentro das organizações, onde, se levarmos em consideração todas informações e ocorrido que acontecem dentro da organização acaba concentrada dentro da contabilidade.

A contabilidade gerencial é uma ferramenta que pode ser uma grande aliada, e demostra muito bem essa mudança da contabilidade de hoje. ATKINSON (2000) define contabilidade gerencial como um processo que além de identificar, analisa os dados da empresa. Desta forma, muito mais que demostrar os dados a contabilidade gerencial assume um papel bem mais dinâmico na empresa, onde seu papel é trazer novas informações colidas das próprias informações já fornecida, através de um processo de análise de dados.

E qual dados, esse profissional precisa analisa? Estão nas demonstrações contábeis as informações necessárias para ser analisada e dela sai as informações necessárias para que seja oferecida para os interessados e que se possa fazer um processo de tomadas de decisões de acordo com os dados levantado.

OLIVEIRA (2000) define as demonstrações contábeis como relatórios contábeis que representam o conjunto de demonstrações que são geradas pela contabilidade.  As demonstrações contábeis de acordo com a Lei nº 11.638/07 artigos 176 são o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstrações de Lucro e Prejuízo Acumulados, Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido e as Demonstrações de Valor Adicionado.

As demonstrações contábeis são fontes de dados, porém como dar mais confiabilidade para essas informações? A auditoria contábil externa é uma ferramenta que faz exatamente isso, tem como objetivo passar confiança nas demonstrações contábeis para os usuários.

Desta forma, qual a importância da auditoria contábil externa e como ela se aliando com a contabilidade gerencial se torna uma ferramenta muito importante nas hora de se tomar decisões?

  1. OBJETIVO

 

Essa pesquisa tem como objetivo de apresentar a importância da auditoria externa para as empresas e como essas informações auditadas poder ser útil nas tomadas de decisão.

  1. JUSTIFICATIVA

Devido as mudanças que ocorreram na contabilidade nos últimos anos com novas normas contábeis e a adesão da Lei 11.638 de 2007, a contabilidade deixou de ser apenas um relatório de bens direitos e deveres.

        As empresas estão usando muito das informações contábeis para a tomada de decisões dentro das organizações.

        Porém para que esse processo tenha seu objetivo alcançado com sucesso é necessário que todas informações estejam corretas e coerente com a empresa, daí sai a necessidade das auditorias externas nas demonstrações contábeis.

        Esse trabalho mostrará que a contabilidade gerencial junto com a auditoria se tornam ferramentais essenciais para a toma de decisão

 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Auditoria  

A auditora tem como objetivo, aumentar a confiabilidade nas demonstrações contábeis. A auditoria é uma ferramenta que serve para dar confiabilidade nas demonstrações contábeis, de forma legal, usando como base as normas e procedimentos contábeis. O objetivo da auditoria contábil é de examinar todos documentos, livros e registros contábeis para obter informações e atesta que todas as informações são reais e estão de acordo com a realidade da empresa.

As vantagens da auditoria para entidade são muitos. O CRCCE destaca, como vantagens da auditoria contábil:

  • Fiscalizar a eficiência dos controles internos;
  • Assegurar maior correção dos registros contábeis;
  • Opinar sobre a adequação das demonstrações contábeis;
  • Dificultar desvio de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;
  • Contribuir para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica da empresa;
  • Apontar falhas na administração da organização entre outros.

Lins, 2014 também cita que: “São vantagens da auditoria (...)

  • Melhor segurança nos números apresentados com relação a possível fraudes, distorções e erros não intencionais;
  • Maior segurança para investidores;
  • Melhores controles e operações mais seguras e eficiente.”

Segundo Lins, 2014:

“O termo Fraude aplica-se a ato internacional de omissão e/ou manipulação de transação e operação, adulterando documentos, registros, relatórios e informações (...). O termo Erro aplica-se a ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação dos fatos (...)”

A auditoria pode ser interna, onde são realizadas por iniciativa da empresa e com colaboradores da empresa. A Auditoria interna contábil tem como foco principal os controles internos e a qualidade/confiabilidade das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com