TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distancia

Trabalho Escolar: Avaliação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Cabe realçar o papel da instituição familiar nos primeiros passos de cada brasileiro visto que ela é o primeiro “espelho” da ética e moral tida pelos educando e recebe dela sua primeira impressão de vivência social, preparando – o para a vida escolar.

O Estado é responsável pela garantia do acesso à escola básica juntamente com a família, essas duas instituições zelam pela permanência do mesmo dentro da rede regular de ensino. Há diversas adversidades, contrates social e miséria que favorecem a evasão escolar a exemplo da necessidade que crianças e adolescentes têm de ajudarem no sustendo da casa. Existem políticas públicas voltadas para que a família possa contribuir para a não evasão escolar como programas a exemplo do Bolsa Escola do Governo Federal que tem a missão de “Promover a educação das crianças de familiares de baixa renda assegurando sua permanência na escola, por meio de incentivo financeiro, contribuindo para a melhoria das condições de vida no pais. Estimular a criação de uma cultura escolar positiva entre as camadas sócias menos favorecidas e recuperar a dignidade e auto-estima da população excluída com a esperança de garantir um futuro melhor para sues filhos por meio da educação”.

Assim podemos perceber a importância da interação entre Estado e família com escopo de garantir o acesso e permanência de alunos na educação básica de nosso país, demonstrando que ambas caminham lado a lado nesse processo de ascensão aos níveis intelectuais conforme a capacidade de cada um contribuindo assim para a garantia e respeito às diversidades que formam essa nação de misturas culturais, raciais, religiosas e que mesmo assim conseguimos manter a paz e a garantia dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com