TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BAGNO, Marcos. O idioma de Eulália: um romance sociolingüístico

Resenha: BAGNO, Marcos. O idioma de Eulália: um romance sociolingüístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela sociolinguística. 15 Ed. - São Paulo: Contexto, 2006.

O livro a língua de Eulália, apresenta características e variedades da língua não padrão do português-padrão, ou seja, uma linguagem “diferente”.

O autor apresenta um pensamento linguístico livre de preconceitos ou até mesmo idéias de que não deve haver distinção entre “o que é certo” ou “o que é errado”. Ele explica que as variações línguisticas são devido as circunstancias do uso da língua que varia de acordo com o lugar residente, etnia, e até a classe social. Ele retrata que não existe modo certo ou errado de falar, e sim uma maneira diferente de se pronunciar, já que cada pessoa possui sua língua própria.

No livro há exemplos de que palavras pronunciadas de forma considerada errada têm apenas pronuncias diferentes da considerada forma padrão culta do português, como por exemplo, o modo de falar de Eulália, como “fosfro”, “trabaiá”, “arvre”. O preconceito gerado em cima desse modo de falar é visto como errado, sendo que é totalmente compreensível e de fácil entendimento essa forma, digamos que “diferente” de falar. As personagens do livro, mudaram seu pensamento sobre a norma padrão, depois que conheceram sua história, suas variações e que o português formal, somente as classes sociais privilegiadas residentes das cidades mais “avançadas” como São Paulo, Rio de Janeiro, etc, chegando a ser visto como um padrão que deve ser copiado por todo país, algo que não aconteceu.

Esse mito de que existe uma forma certa e errada de se falar, deve ser quebrado, já que nem todos tem acesso aos mesmos estudos e a norma culta da língua, e existem diferentes classes sociais com diferentes acessos ao ensino da língua, pois da forma que é ensinado ao aluno, que existe essa maneira correta de se falar, o preconceito vai ser gerado cada vez mais. Esse livro serve como exemplo, para os preconceituosos, e expande a visão das pessoas sobre essas maneiras diferentes de se falar, e serve como exemplo de como a aprendizagem da língua portuguesa, pode ser potencializada através de uma visão simples mas realista e em sintonia com a realidade linguística presente no Brasil hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com