TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO PATRIMONIAL

Exames: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Balanço Patrimonial

O balanço Patrimonial é não mais do que uma fotografia instantânea do valor patrimonial de uma empresa numa determinada data. Por outras palavras, o balanço apresenta aquilo que a empresa tem e que pode utilizar na sua atividade. A diferença entreo que a empresa tem e que deve represente o seu valor. E o elemento que a empresa tem é dado o nome de passivo, a diferença entre o ativo e o passivo, ou seja o valor da empresa, é dado o nome de Capital próprio.

Graficamente o balanço é representado num mapacom dois lados:

Lado esquerdo:Ativo

Lado direito: Passivo e o Capital próprio

Conclui que o Capital Próprio é o valor com que os sócios ficariam depois do cumprimento de todas as obrigações financeiras perante terceiros. O Balanço pode ser visto como um conjunto de aplicações .

DRE e a utilidade dele para as empresas

A DRE apresenta grande utilidade ao investidores, aos bancos fiadores, ao governo e aos administradores das empresas, que podem avaliar através dela sua capacidade e, quando necessário, modificar a administração da empresa. Quando a DRE retraráa real situação da empresa torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência , e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.

Conceito

Demonstrativo do resultado do exercício DRE é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.

No Brasil a DRE deve ser elaborada obedecendo ao principio do Regime competência. Segundo o Manual de contabilidade empresarial, por esse principio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimentos ou pagamento,

Objetivos

Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, despesas e resultado apurados, gerando informaçõessignificativas para tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com