TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO PATRIMONIAL

Artigos Científicos: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 - Passo 1 e passo 2

BALANÇO PATRIMONIAL

É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data/período. Retrata a posição patrimonial e financeira da entidade após todos os lançamentos das operações, os provisionamentos e ajustes e também o encerramento das contas de receitas e despesas terem sido feitos. O Balanço patrimonial se subdivide em Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. Ele revela os investimentos (ativo) e os financiamentos (passivo) num determinado momento.

• Ativo Circulante: No ativo circulante são classificadas as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso de exercício subseqüente e as aplicações de recursos e despesas do exercício seguinte.

• Ativo Não-circulante: É composto dos seguintes sub-grupos, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

• Passivo Circulante: São as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, serão classificadas quando vencerem no período de 12 (doze) meses.

• Passivo Não-Circulante: Estão as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante se tiverem vencimento superior a 12 (doze) meses.

• Patrimônio Liquido: É a diferença entre o valor dos ativos e passivos. É constituído por capital social, ajuste de avaliação patrimonial, reserva de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

DRE – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

É a demonstração que evidencia a composição do resultado formado num determinado período de operações da entidade, ou seja, demonstra a situação econômica da entidade. Na DRE, se aplica o principio da competência que estabelece que as receitas e as despesas devem ser atribuidas aos princípios de sua ocorrência, independentemente de recebimento e pagamento. A receita ou a despesa deve ser contabilizada no momento em que ela foi incorrida (aconteceu) e não quando foi recebido ou paga, respectivamente.

NOTAS EXPLICATIVAS

As notas explicativas também conhecidas como rodapé, são normalmente destacadas após as demonstrações financeiras (quando publicadas). Essas notas servem como complemento das demonstrações contábeis, necessárias para o esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício. Isto é, visa o esclarecimento de determinadas contas, saldo ou transações, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente a situação patrimonial.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »