TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEOS RESIDUAIS DE COÇÃO

Casos: BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEOS RESIDUAIS DE COÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITARIO TUPY - UNISOCIESC

CAMPUS BOA VISTA

GABRIELA ZUMKIEWICZ RAMOS

DENILZA VIEIRA

ANA CAROLINA BALSANELLO

WILLIAM ANACLETO

BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEOS RESIDUAIS DE COÇÃO

JOINVILLE

2014/1

GABRIELA ZUMKIEWICZ RAMOS

DENILZA VIEIRA

ANA BALSANELLO

WILLIAM ANACLETO

BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEOS RESIDUAIS DE COÇÃO

Este trabalho será apresentado ao Centro Universitário Tupy, na Disciplina de Introdução à Engenharia Química, ministrada pelo Prof. Dr. Rogério G. Araújo, no curso de Bacharelado em Engenharia Química, turma EGQ 111, como requisito para aprovação na disciplina.

Joinville

2014/1

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................... 4

2 HIPÓTESES....................................................................................................... 4

3 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................... 5

3.1 Ácidos Graxos...................................................................................... 5

3.2 Saponificação....................................................................................... 6

3.3 Rancidez Hidrolítica.............................................................................. 6

3.4 Processo de Transesterificação .......................................................... 7

4 SOLUÇÕES............................................................................................ 8

5 CONCLUSÕES....................................................................................... 9

1. INTRODUÇÃO

Segundo a presidente da Petrobras Maria das Graças Foster, o total de reservas de petróleo localizada no pré-sal da Bacia de Santos, totaliza 27,7 bilhões de barris, e que a produção de petróleo atingirá uma marca recorde de 500 mil barris diários, o que seria economicamente viável para o Brasil, pois em 2013 registrou a pior balança comercial desde 2000, importando petróleo e derivados gastando 40 bilhões de dólares. (FOLHA DE SP).

Porém a realidade atual e que a fonte é finita e precisa-se de novas formas de combustíveis que atendam aos requisitos sustentáveis estipulados, pois é evidente que o uso de combustíveis fósseis traz efeitos negativos ao meio ambiente e humanidade. Com isso programas e pesquisas para a substituição desses combustíveis para biocombustíveis, está em andamento por todo o mundo. Uma solução para este problema seria a produção de Biodiesel pelo método de transesterificação do óleo residual de fritura.

Esta técnica já utilizada em alguns países como: Alemanha, Estados Unidos e Brasil, traz benefícios ambientais como: diminuição de gás carbônico e enxofre na atmosfera, evitando o aquecimento global. Além disso, após uso boa parte da população descarta incorretamente esse resíduo no ralo de pias de residências e comércios, onde se encaminha as redes de esgotos causando sérios problemas na fauna e flora, gerando custos absurdos no tratamento dos efluentes.

Incluindo o problema que os biocombustíveis não são devidamente reconhecidos, pois tudo depende da disponibilidade do petróleo no mercado mundial, o biodiesel produzido, apresenta problemas técnicos que ao longo do trabalho serão apresentados, assim como o grupo relata suas vantagens e desvantagens econômicas e ambientais em ambos os fatores.

2. HIPÓTESES

Com base em meros conhecimentos o grupo tinha como visão que os principais problemas técnicos estariam relacionados a modificação das moléculas do óleo de cocção quando exposto a fatores, entre eles a temperatura e os resíduos sólidos contidos no mesmo, como o farináceo.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

Na produção de óleos vegetais são usados plantas oleaginosas como: soja, dendê, girassol e outros, e geralmente são extraídos a semente ou a polpa dos frutos para a realização de tal produção, porém cada planta possui sua composição de ácidos graxos diferentes, como o tamanho da molécula e a quantidade de instaurações, e que após a cocção do alimentos são alterados, elevando o grau de acidez, pois quando há excesso de ácidos graxos livres destes óleos , aumenta as chances indesejáveis de saponificação , assim encarecerá o processo de transesterificação.

A armazenagem deste resíduo também afetará sua conversão, pois conforme o armazenamento o óleo apresenta degradações como o escurecimento e alterações hidrolíticas,provocada pela umidade, ou seja a água proveniente do próprio alimento e altas temperaturas, assim como alterações oxidativas devido a quantidades de vezes que o óleo foi exposto a superfície.

Por este motivo a maioria dos processos utiliza óleo vegetal virgem, o que acaba gerando discussões sobre a utilização de alimentos para a produção de biocombustíveis.

3.1 ÁCIDOS GRAXOS

Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, ou em outras palavras, eles contêm carbono e hidrogênio em suas moléculas. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São pouco solúveis em água (quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com