TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - RNA

Pesquisas Acadêmicas: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - RNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

1. RNA- Ácido Ribonucleico

O RNA está envolvido no processo de síntese de proteína nas células, possui a característica de não atuar como material genético, pois o responsável pela informação genética e ordens é o ácido desoxirribonucleico ( DNA). O RNA é constituído por nucleotídeosque são moléculas chamadas de monômeros que se unem para a formação do ácido Ribonucleico. Um nucleotídeo de RNA possui as seguintes características: Agrupamento fosfato, uma pentose que é chamada de Ribose (açúcar), com uma molécula de oxigênio à mais do que o açúcar do nucleotídeo do DNA e base nitrogenada. (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 1983).

2. Bases Nitrogenadas. As bases nitrogenadas que aparecem no RNA são diferentes das bases nitrogenadas do DNA, por exemplo: no DNA aparece a Adenina ligada com a Timina e a Guanina ligada a Citosina. Já no RNA, a Timina é substituída pela Uracila, ficando da seguinte maneira: a Adenina ligada a Uracila, e a Guanina ligada a Citosina. (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 1983).

DNA: A T

G C

RNA: A U

G C

Nucleotídeo:

3. As diferenças entre as moléculas de RNA e DNA:

Três tipos básicos de RNA são diferenciados um do outro em relação ao peso molecular: o RNA Ribossômico (RNAr.), RNA mensageiro (RNAm.) e o RNA transportador (RNAt.). (CARNEIRO, 1983).

4. Estrutura de DNA.

Segundo (Carneiro), na estrutura do DNA as bases púricas e pirimídicas de cada cadeia polinucleotídica, situam-se dentro da hélice dupla, em planos paralelos entre si e perpendicular ao eixo da hélice, como se fossem degraus de uma escada.

Como representado na ilustração à cima a diferença das estruturas de RNA e DNA é que a molécula de RNA é formada somente por uma cadeia de fita simples e nas bases nitrogenadas ocorre a troca da Timina pela Uracila.

Ao contrario do DNA, cuja molécula quase sempre é formada por duas cadeias polinucleotídicas, a molécula de RNA é um filamento único, e só existe excepcionalmente, sob a forma de filamentos duplos complementares. Nos dois casos, as exceções são encontradas nos vírus: alguns têm DNA em filamento único, enquanto outros têm RNA em cadeia dupla complementar.

Existem três tipos básicos de RNA, o qual é diferenciado um do outro em relação ao peso molecular: o RNA Ribossômico (RNAr), RNA mensageiro (RNAm) e o RNA transportador (RNAt).

RNA de transferência ou RNAt é o que possui moléculas menores. Estas são constituídas de 75 a 90 nucleotídeos e têm peso molecular compreendido entre 23.000 (23kda) e 30.000 dáltons(30 KDa). Sua função é transferir os aminoácidos para as posições corretas nas cadeias polipepipídicas em formação nos complexos ribossômicos e RNAm (polirribossomos). Para isso o RNAt possui as propriedades de se combinar com aminoácidos e é capaz de reconhecer determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com