TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BPC deficiente na escola

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

SIMONE APARECIDA BORGES [pic 4]

projeto de Ação:

                                   BPC deficiente na Escola

[pic 5]

                                                     PIRAPORA- MG

2015

SIMONE APARECIDA BORGES[pic 6]

                             projeto de Ação:

                          BPC deficiente na Escola

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatorio II, Módulo V.

Coordenador do curso: Prof: Adarly Rosana Moreira Goes

Orientador academico: Josiane José Soares

Supervisor de Campo: Kelly S.Barbosa Silva

         

                                            PIRAPORA-MG

                                                   2015

Identificação

Entidade Executora: Centro de Referência em Assistência Social - CRAS

Projeto: BPC deficiente na escola

Período de elaboração: Agosto á Outubro 2015

Período de Execução: Março à abril de 2016

Responsável pela Elaboração: Simone Aparecida Borges[pic 7]

Equipe Técnica Responsável pela Execução:

Supervisor de Campo: Kelly S.Barbosa Silva

Supervisora acadêmica:Josiane José Soares

Estagiário: Simone Aparecida Borges

1. Apresentação

Durante o estágio curricular obrigatório, pude perceber o quanto a população não tem conhecimento a respeito do seguinte tema: BPC deficiente na escola.

A finalidade deste projeto de ação é apresentar as experiências adquiridas no estágio supervisionado na entidade acima citada, onde estas experiências desenvolvem-se em momentos de observações onde se realiza a construção do cenário institucional e podendo assim, identificar a problemática a ser trabalhada neste projeto.

                     Através de pesquisa apresentada para mim como estagiária, realizados pelos técnicos da instituição, foi o suficiente para a elaboração deste projeto, com a finalidade de contribuir com novas políticas públicas por uma qualidade de vida para professores, pais e principalmente alunos com deficiência.

A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas, de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS e está localizado no Bairro Nossa Senhora Aparecida, Pirapora (MG)  em um local amplo e de fácil acessso, possibilitando um atendimento rápido e de qualidade aos usuários.Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), outras mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, onde podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que referenciadas. O CRAS executa serviços de proteção social básica, tem como objetivo previnir situações de risco por meios de programas e fortalecimento de vínculos familiares mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que referenciadas.

2. Justificativa

O interesse pelo presente tema partiu de uma pesquisa feita pela estagiária no intuito de saber até onde os professores de escolas minicipais  sabiam à respeito de informações sobre o BPC e como repassar tais informações aos pais de alunos com deficiência a respeito do seus direitos e para  onde encaminhá-los, foi daí que partirarm suas dúvidas. Através dessa pesquisa pude observar que alguns professores   não  tinham  conhecimento suficiente dos direitos de seus alunos  deste benefício até então pouco conhecido pelos pais dos alunos.

Esse projeto possibilita  aos professores momentos de aprendizagem e convivência, tendo como foco a integração social , o amparo social, o ensinamento á eles repassados para que possam orientar os pais destes alunos sobre os direitos garantidos à eles por lei. O projeto é desenvolvido para que essas pessoas se sintam acolhidas, integradas, entendidas, amparadas e com certeza importantes diante da nossa sociedade.

Nesse sentido, a importância do assistente social é primordial, pois é um profissional capacitado para ser um propositor, pesquisador e executor de políticas sociais, além do que pode atuar especificamente no intermédio entre as relações da criança e do adolescente a partir da intervenção das políticas públicas.
                              O Programa BPC na Escola, é um programa do Governo Federal que envolve o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR.
O BPC NA ESCOLA tem como objetivo promover a elevação da
qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência até 18 anos,
beneficiárias do BPC, garantindo-lhes o acesso e permanência na escola,
por meio de articulação intersetorial, envolvendo as políticas de educação,
assistência social, direitos humanos e saúde.

Segundo capítulo IV do Estatuto da criança e do adolescente presente nos artigos abaixo diz que:

Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

 Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

 II – direito de ser respeitado por seus educadores;

 III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com