TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Paraopeba

Trabalho Universitário: Bacia Paraopeba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 2 - Módulo 3 / Unidade 2

A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH – SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de 13.643 km2. O rio Paraopeba, tem como seus principais afluentes o rio Águas Claras, Macaúbas, o rio Betim, o rio Camapuã e o rio Manso. Ele é também um dos mais importantes tributários do rio São Francisco, percorrendo aproximadamente até a sua foz no lago da represa de Três Marias, no município de Felixlândia, 510 km. A bacia do rio Paraopeba possui uma área que corresponde a 2,5% da área total do estado de Minas Gerais. Os municipios que compõe a bacia : Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Casa Grande, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Crucilândia, Curvelo, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itatiaiuçu, Itaúna, Itaverava, Jeceaba, Juatuba, Lagoa Dourada, Maravilhas, Mario Campos, Mateus Leme, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Piedade dos Gerais, Pompéu, Queluzito, Resende Costa, Rio Manso, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba foi criado em 1999 pelo Decreto Nº 40398-28/05/1999 e possui 72 conselheiros, dentre titulares e suplentes.

Algumas atividades realizadas ao longo da bacia:

⦁ Preparação do plano de intervenção e mobilização Social.

Mapeamento de público relevante.

seleção de pontos focais para realização de eventos.

Dimensionamento dos recursos humanos ,técnicos e financeiros para programação de mobilizações.

Discussão ,apresentação e aprovação de programas de eventos .

Produção de material de comunicação para divulgação e mobilização: Folder, cartaz e releases.

Relatório do Plano de Intervenção Institucional e Mobilização Social.

⦁ Oficina debate ações de combate à poluição na bacia do rio Paraopeba.

Teve início nesta terça-feira (02/07), em Conselheiro Lafaiete, Capacitação de Gestores e Técnicos de municípios localizados na Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba. Cerca de 100 pessoas participaram do primeiro dia de oficina, que tem como objetivos preparar os profissionais para o desenvolvimento de ações de combate à poluição e dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos na bacia.

⦁ Expedição Paraopeba

Por que ? Contribuir com a recuperação e melhoria das águas rasas do Rio Paraopeba e de seus afluentes, é um ato de responsabilidade social que o Estado, a Sociedade Civil e as Empresas têm com todos os seres que habitam o território de sua bacia hidrográfica. É uma atitude responsável de preservação da vida e dos próprios negócios.Colaborar para conservar a bacia do Rio Paraopeba e de seus afluentes é muito mais que uma bandeira de visibilidade restrita aos ambientalistas.É, sobretudo, uma referência pública de grande alcance econômico, ecológico e social.

A Expedição

Navegadores percorrerão os 537 km de extensão do Rio Paraopeba, de sua nascente (Cristiano Otoni) até a foz no Rio São Francisco (Felixlândia).

Paradas estratégicas promoverão o encontro da comunidade, órgãos públicos, entidades civis no interesse comum de recuperação e conservação do rio. Eventos artísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com