TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Dissertações: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8

Capitulo 9 – O Balanço Patrimonial

1 - O que é Balanço Patrimonial?

R: Balanço Patrimonial é a ferramenta contábil que demonstra a posição das contas de uma Entidade após todos os lançamentos das operações de um período, todos os provisionamentos (depreciação, devedores duvidosos etc.) e ajustes a terem sido feitos, bem como depois de o encerramento das contas de Receita e Despesa também ter sido executado na Demonstração de Resultado.

A expressão balanço decorre do equilíbrio: Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade: Aplicações = Origens. Parte-se da idéia de uma balança de dois pratos em que sempre se encontra em igualdade. Só que, em vez de denominar-se balança, denomina-se no masculino, balanço.

2 - Na hierarquia do sistema contábil, ordene e explique Os Princípios Fundamentais e o Processamento e ajustes.

R: Simplificando, a hierarquia do sistema contábil se forma da seguinte maneira:

Os Princípios Fundamentais representam a cúpula de todo o edifício contábil. Como o nome mesmo já diz, são os princípios. São os as regras a serem seguidas, que norteiam o profissional.

Segundo a resolução nº 750 de 29/12/93 – Conselho Federal e Contabilidade, a observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.

Já o Processamento Contábil e até mesmo os Ajustes, correspondem à fase de acumulação sistemática dos registros de operações, assim como dos ajustes de final de exercício (incluindo os encerramentos de receitas e despesas).

3 – As contas no Balanço são dispostas em que ordem de liquidez: crescente ou decrescente? Por quê?

R: As contas são dispostas em ordem de liquidez decrescente.

De cima para baixo, temos que descriminar as contas pelo índice de maior liquidez, que é a rapidez em transformar a conta em dinheiro.

Por exemplo, no Ativo, a 1ª conta sempre vai ser a conta Caixa, que é a conta mais líquida.

4 – Quando temos a situação de “Passivo a descoberto”?

R: “Passivo a descoberto” é quando as contas de Passivo superam as contas de Ativo. Apesar desta nomenclatura não ser encontrada na Lei das S. A., é preferível usar o termo Passivo a descoberto do que Patrimônio Líquido Negativo.

É importante ressaltar que, quando a empresa está com o Passivo a Descoberto, significa que a empresa não está em boas condições. Está em uma situação líquida deficitária.

5 – Como é constituído o Balanço Patrimonial e o que compreende?

R: O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende as aplicações de recursos, que são representados pelos bens e direitos. (Para onde vai o dinheiro)

O Passivo compreende as origens de recursos, que são representadas pelas obrigações. (De onde vem o dinheiro)

E o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios que a Entidade dispõe. Que é representada pela diferença do Ativo sobre o Passivo. Por exemplo: quando o Ativo é maior que o Passivo, temos uma situação de Patrimônio Positiva ou Favorável, mas quando o Passivo é maior que o Ativo, temos a situação de Passivo a Descoberto, conforme já citamos anteriormente.

6 – Como se compõe o Ativo? Explique os grupos de contas.

R: Primeiramente, as contas no Ativo são colocadas em ordem crescente, de acordo com os prazos esperados de realização.

As contas que compõem o Ativo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em Ativo Circulante e Ativo não Circulante.

O Ativo Circulante se compõe de:

a) Disponível – são os recursos Financeiros que a Entidade dispõe de imediato, que são os meios de pagamento em moeda ou em outras espécies, depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata;

b) Créditos – São os títulos de crédito, quaisquer mobiliários e os outros direitos;

c) Estoques – são os produtos acabados e não acabados que a Entidade possuí, mas transformado em valores, matérias-primas, mercadorias, materiais, enfim, todos os produtos relacionados às atividades-fins da Entidade, constitui o Estoque;

d) Despesas Antecipadas – São aplicações em gastos que tenham realização no curso do período subsequente à data do balanço patrimonial;

e) Outros Valores e Bens – São os não relacionados às atividades-fins da Entidade.

E no Ativo Não Circulante, são classificados as contas da mesma natureza das do Ativo circulante, só que são “Realizáveis a Longo Prazo”, cujo os prazos esperados de realização se situem após o término do exercício subsequente à data do Balanço Patrimonial.

No Ativo não Circulante, além do “Realizável a Longo Prazo”, temos os Ativos Permanentes, que são subdivididos em:

a) Investimentos – que podem ser entendidas como as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participações societárias, desde que, sejam mantidas em caráter permanente e que não sejam destinadas a manutenção das atividades-fins da Entidade;

b) Imobilizado – que são os bens e direitos, que daí sim, são destinados as atividades-fins da Entidade;

c) Intangível – que são os Ativos que não têm existência física, como por exemplo, marcas e patentes.

7 – Idem para o Passivo.

R: As contas que compõem o Passivo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido.

O Passivo Circulante são as obrigações e os encargos estimados, desde que os prazos estabelecidos ou esperados se situem durante o exercício do Balanço Patrimonial.

O Passivo não Circulante são as obrigações conhecidas e os encargos estimados, que são “Exigível a Longo Prazo”, cujos prazos são estabelecidos ou programados para término do exercício do Balanço Patrimonial.

8 – Idem para o Patrimônio Líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com