TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Seminário: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

1. Toda operação realizada por pessoa física ou jurídica pode ser analisada de um duplo aspecto: origem e aplicação de recursos.

2. A parte da operação que reúne os valores representativos da origem de recursos é chamada de crédito, e os valores envolvidos são chamados de contas credoras.

3. A parte da operação que reúne os valores representativos da aplicação de recursos é chamada de débito, e as contas envolvidas são chamadas de contas devedoras.

4. Se, em operadoras isoladas, determinada conta pode funcionar ora como aplicação de recursos (débito), ora como origem de recursos (Crédito), o certo é que saldo será sempre da mesma natureza(devedor ou credor), conforme o valor representado pela conta seja tipicamente representativo de origem de recurso ( saldo credor) ou de aplicação (saldo devedor).

5. São contas típicas de aplicação de recursos e ,portanto, com saldo devedor: Bens, Direito e Despesas.

6. São contas típicas de origem de recursos e, portanto, com saldo credor: Obrigações, Patrimônio Líquido e Receitas.

7. O Balancete constitui-se num demonstrativo que relaciona, de um lado, todas as aplicações de recursos feitas pela empresa em bens, direitos e despesas (saldos devedores) e , de outro, todas as origens de recursos que possibilitaram aquelas aplicações: obrigações, patrimônio líquido e receitas (saldos credores).

8. Contratando, na Demonstração do Resultado, as origens de Recursos representadas pelas Receitas do período com as aplicações feitas em despesas no mesmo período, obtemos o Resultado Líquido do Período, que tanto pode ser excesso de origens(= lucro=saldo credor) como excesso de aplicações em despesas (= prejuízo = saldo devedor).

9. Transportando o resultado líquido do período para o grupo patrimônio líquido, teremos a representação do patrimônio : conjunto de bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido de uma entidade.

10. Para passar do conceito de patrimônio para o de Balanço Patrimonial, basta classificarmos e agruparmos as contas representativas das aplicações(saldos devedores) de um lado, chamado de Ativo, e as contas representativas das origens (saldos credores) de outro, chamado de Passivo. Os critérios para classificação e agrupamento das contas serão vistos oportunamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com