TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bate Estaca

Casos: Bate Estaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Bate Estacas

Bate Estacas

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: everaldo16 11 agosto 2013

Palavras: 293 | Páginas: 2

Com o objetivo de mostrar aos alunos de engenharia civil nossa experiencia, desenvolvemos uma miniatura de um bate estacacas de gravidade, feito com os seguintes materiais; metalon, tabua pinus, pregos 16x18, tubo pvc 40mm, arrebites, tinta spray prata metálico, corda 4mm, fio de cobre 6mm, e cerca de 680g de aço fundido. O aparelho foi reduzido em 11 vezes o tamanho real, o martelo é insado até o topo e depois é liberado, decendo em queda livre, o progeto tem como vista principal, cravar na madeira um arrebite de aproximadamente 10cm. O mesmo já havia sido apresentado em sala de aula, com sucesso atraves da diciplina fisica.

O bate-estacas é um equipamento utilizado para execução de fundações profundas em grandes construções, método no qual se finca estacas no solo, que podem ser pré-moldadas em concreto, madeira, metálicas e outros materiais.

Estes equipamentos constituem-se basicamente de uma torre que eleva o bate-estacas (que pode ser um peso que cai na estaca por gravidade ou um martelo hidráulico).

No primeiro caso, há um cabo que eleva a cabeça, acionado por um guincho e no segundo uma bomba hidráulica que injecta o óleo no circuito fazendo a cabeça subir e baixar.

Existe hoje uma lei que proibe o uso do bate estacas de gravidade em pequenas obras, podendo ser usado apenas o hidraulico que por sua vez não provoca grandes estragos como os de queda livre.

Este tipo de equipamento é muitas vezes montado em barcaças para realizar as suas funções no mar ou em rios.

A utilização de estacas na construção data da antiguidade, e são bem conhecidos e documentados, os exemplos de bates-estacas romanos, como o de Arles.

As leis de NEWTON que estão relacionadas com este trabalho são;

Princípio da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Princípio da Ação e Reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com