TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando Deus Bate De Frente !

Casos: Quando Deus Bate De Frente !. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 7

Quando DEUS bate de frente !

Escrito por Lia Fernandes (Williani Fernandes)

Baseado em Marcos 10. 45 a 52—Mt.20.29 a 34—Lucas 18.35 a 43

Contexto:

Bartimeu era cego, mendigo,filho de Timeu,estava sentado a beira do caminho,perto de Jérico,a 30km ao nordeste de Jerusalém,no tempo de Cristo era a segunda cidade da Judeia.

Foi aqui em Jerico que Jesus também salvou o rico Zaqueu,o publicano (Lc18.35-19.1)

Jerico significava,do hebreu,lugar de fragrância .

Bartimeu, mendigo,provavelmente fruto das desigualdades sociais,uma vez que estava na segunda cidade da Judeia (terra dos judeus).

Provavelmente,Bartimeu ia de Nazaré a Jerusalém e mal precisava descer para ir da cidade santa a Jerico. Vivia a margem dessas estradas. As estradas da Judeia tinham diversos Oásis,repletos de palmeiras e adornados de bálsamos.

Na estrada de Jerusalém para Jerico,uma das estradas mais frequentadas que ficava apenas a 2 ou 3 horas da capital.Nas estradas das colinas e desfiladeiros da Judeia emboscavam-se bandos inteiros de pastores desempregados,mendigos decididos a tudo,mercenários ociosos e escravos fugidos,rebeldes contra o sistema.

A presença de mendigos nas estradas e ruas da vida judaica da época,eram em grande número. O Novo Testamento cita muitos.muitos desocupados,ociosos, desonestos.Havia também,os aleijados, doentes. Não existiam nem hospitais,nem asilos para servir de socorro,de abrigo.

Embora a pobreza fosse grande,esmolas eram dadas regularmente e com generosidade: a religião insistia nisto.

Um dos gestos mais comuns da vida de um Judeu era dar dinheiro ou um pedaço de pão aos infelizes que esmolavam nas ruas.

Jerusalém,principalmente nos dias das grandes peregrinações ,ficava repleta de mendigos vindos de toda parte da Terra Santa,em busca de caridade.Vagavam pelas estradas,vaus dos rios,no rumo dos mercados.Aproveitavam da permissão , garantida por lei, de comer as espigas de milho dos campos,e as uvas nas vinhas.

Muitas vezes ficar doente significava impureza, naquela época,para os judeus a mais evidente manifestação do pecado humano,visto como punição.

Diante deste contexto podemos meditar nos textos bíblicos que falam sobre Bartimeu:

Bartimeu além de cego era mendigo num contexto onde ser cego era sinal de impureza ou vingança na sua sociedade.Ser mendigo o coloca numa situação de vítima,podia desfrutar das migalhas,do resto,das esmolas,do kit de sobrevivência permitido as pessoas de sua condição.

Não tinha asilo,abrigo,hospital,etc.Estava lançado,jogado,abandonado a margem da sociedade . Bartimeu estava a beira do caminho,a margem da história.

Mas naquele dia os sons,traziam um nome,Nome sobre todo nome.mais do que o cheiro do pó da estrada,ele ouviu o nome,daquele que tem poder para erguer do pó

Do chão o marginalizado,o desprezado,o inválido,a escória,o resto,o impuro,o miserável,o doente da alma,da mente das emoções,do físico,assim considerados pela sociedade ).

Naquele dia,que Deus reservara desde a eternidade,Jesus,o Filho de Deus,o Messias ia cruzar o caminho de Bartimeu. Jesus ia bater de frente com o filho de Timeu. Naquela estrada Bartimeu ouviu o nome daquele que é o caminho,a verdade e vida.

Jesus o Nazareno,que veio de Nazaré,aquele que nasceu entre a palha e o feno da Palestina,numa humilde estrebaria.

Jesus veio de Nazaré onde todos duvidavam que de lá podia sair alguma coisa boa.

Jesus,o nazareno,conhece a discriminação,então a condição de Bartimeu lhe é familiar,pois Jesus é Deus que veio em forma humana,e se identificou com nossa dor.

Bartimeu usou seus sentidos.estava sem a visão,mas não sem a voz.Estava a margem do caminho,da vida,da dignidade,da cidadania,estava mesmo,triste realidade. Mas a discriminação,o preconceito,a humilhação,a perseguição,as injustiças,não podem calar a voz de quem não perdeu a esperança,a coragem , a ousadia de gritar e invocar o nome de Jesus.Reconhecer publicamente o senhorio de Jesus,a sua soberania,sua autoridade,seu poder,sem medo de se expor e honrar o nome de Jesus

Ao se tornar mais vulnerável ainda,reconhecer suas fragilidades,a sua real condição, expor suas necessidades,tudo isso na pressão da multidão,saiu do comodismo.

Clamar por compaixão,em meio a autocomiseração,atolado na pena e na filantropia da religião,do legalismo frio e cheio dos seus próprios interesses.

Clamar por compaixão,palavra extremamente significativa que desperta em Jesus o mal,o desconforto,a miséria humana,o sofrimento que estava em Bartimeu,gerando em Jesus empatia ,misericórdia em meio aos caos da existência humana.

Quando Bartimeu clama por misericórdia a Jesus,ele reconhece que Jesus é Senhor. Ele sabe que ao Senhor pertence a misericórdia ( Dn.9:9).

Apesar da multidão querer calar a sua voz,Bartimeu ousadamente gritava. Acostumado a suplicar por esmolas, agora Bartimeu grita por empatia,consolo, cura da alma,das emoções,cura da sua vida miserável,cura da sua vida aos pedaços jogada a margem do caminho,pedia cura da falta de visão,da falta de perspectivas .

Bartimeu recebeu a graça de bater de frente com Jesus,com muita humildade.

E quando Jesus parou,parou o seu trajeto,mexeu na sua agenda pela ousadia,pela perseverança,pela insistência de alguém,que era considerado um ninguém esse alguém que insistiu e não se conformou com a condição de vítima,por reconhecer que diante da soberania do Senhor Jesus o inferno tem que se curvar e bater em retirada ,totalmente derrotado e destruído para as profundezas dos abismos sem direito a retorno,pelo poder da autoridade do nome Santo de Jesus.

Quando Jesus parou,na Sua onisciência,Ele parou para interromper a rotina medíocre,a vida vazia,miserável,enferma,parou para romper com a fatalidade , com o desânimo,com o conformismo,com a desgraça,com o legalismo frio.Trazendo graça

Quando Bartimeu sente o chamado de Jesus,quando a graça de Jesus o vê,o enxerga, Bartimeu sai da margem,levanta-se,ergue-se do chão,sai do pó,sai da humilhação . qualquer pessoa que tem um encontro pessoal com o Senhor Jesus,não fica prostrado

Sua vida jamais será a mesma,pois Jesus o segura pela mão,e o levanta,apruma.

Jesus o coloca em circulação,o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com