TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baterias De Notebook

Dissertações: Baterias De Notebook. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Hoje é possível encontrar pessoas navegando na web ou realizando trabalhos em todos os lugares, como ônibus praças praia etc. e isso é possível graças a aparelhos como notebooks, tablets, smartphone etc. isso é um grande avanço se lembrarmos q os primeiros computadores ocupavam salas inteiras.

Parte desse avanço devesse a invenção e evolução das baterias que permitiram que os computadores ficassem portáteis, menores e com um design mais bonito.

Historia das baterias

Usadas em uma infinidade de aparelhos elétricos e eletrônicos as pilhas e baterias consistem numa importante forma de fonte de fonte de energia. em elas não existiriam equipamentos portáteis, afinal, desde as pilhas alcalinas utilizadas em walkmans até as modernas baterias de íon-lítio presentes em notebooks e telefones celulares, elas servem como fonte de energia para que aparelhos possam ser desligados da tomada e carregados por aí.

As pilhas consistem em fontes químicas de energia elétrica, ou seja, dispositivos que convertem energia liberada numa reação química em energia elétrica. O nome "pilha" vem do primeiro dispositivo desse tipo que foi inventado por Alessandro Volta em 1800. O pesquisador italiano fez um empilhamento de discos de cobre e zinco tendo entre eles discos de tecido embebidos numa solução de ácido sulfúrico. Quando ligamos pilhas ou acumuladores em conjunto, obtemos associações denominadas "baterias".

Existem três principais tipos de baterias no mercado. Em ordem de surgimento elas são as seguintes: NiCd – bateria de níquel cádmio – Padrão antigo e pouco usado, altamente poluente NiMH – níquel-hidreto metálico – Mais popular, é muito usado em pilhas recarregáveis Li-ion – baterias de íons de lítio – Armazena o dobro de energia do NiMH e o triplo da NiCd com menor peso e tamanho.

 O padrão mais comum em notebooks é o de baterias Li-ion (de íons de lítio) que atualmente é a tecnologia mais moderna, tanto em capacidade, tamanho, peso reduzido e eficiência, aliados a um bom custo. Nas baterias de notebook de íons de lítio existem modelos de 3, 4, 6, 8, 9 e 12 células, onde o modelo mais popular de se encontrar é o de 6 células, algo em torno de 4400 a 5200 mAh (miliampere hora). Estas células são pequenos cilindros muito parecidos com as pilhas recarregáveis tradicionais que usamos em portáteis, mas não são a mesma coisa. (você não pode substituir uma célula por uma pilha e vice versa)

A revolução proporcionada pelas baterias

Com o aumento da tecnologia que desenvolveu computadores cada vez menores e o advento das baterias, surgiram os computadores portáteis. O primeiro deles foi o Osborne 1, computador que foi lançado no dia 3 de abril de 1981 (por Adam Osborne) e que ficava em uma espécie de mala, com direito até de uma alça para carregá-lo por aí, quando fechado. O computador vinha com um processador de 4 MHz, tela monocromática de 5 polegadas, 64 Kb de memória RAM, dois drives de disquete e com a opção de incluir uma bateria (sim, ela era opcional). No total o “notebook” tinha aproximadamente 10,89 quilos e custava US$ 1.795,00.

Mas foi a Compaq que lançou em 82 o primeiro computador portátil compatível com o IBM PC (referência em desktop até então). Abrigavam seus 12,5 kg um CPU de 4,77 MHz, memória RAM de 128 KB, disco de 320 KB e um monitor CRT de 9 polegadas, o que permitia que o computador fosse dotado de um sistema operacional DOS.

Mais tarde no mesmo ano, a Epson entra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com