TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Trabalho Universitário: Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

1.Defina os seguintes termos:- polissacarídeo , furanose, piranose, aldose, cetose, ligação glicosídica, oligossacarídeos, glicoproteína.

2.Indique qual ,se houver algum, dos seguintes compostos, que são epímeros da D-glicose : D-galactose, D-ribulose, D-frutose.

3.Indique qual, se houver algum, dos seguintes grupos que não são pares aldose-cetose : D-ribose e D-ribulose, D-glicose e D-frutose, D-gliceraldeído e D-diidroxiacetona.

4.Defina o termo açúcar redutor.

5.Quais são as diferenças estruturais entre a vita-mina C e os açúcares? Essas diferenças têm papel importante na suscetibilidade dessa vitamina à oxidação do ar?

6.Indique duas diferenças entre a lactose e a sacarose? Indique duas semelhanças.

7.Qual é a base metabólica para a observação de que vários adultos não podem ingerir grandes quantidades de leite sem que desenvolvam pro-blemas gástricos?

8.De onde vem a energia para a nossa sobrevivência?

9.Por que o nosso organismo necessita de energia?

10.Como obtemos essa energia?

11.Qual a função do ATP?

12.O que é fosforilação?

13.Escreva uma equação para a hidrólise do ATP. É uma reação endergônica? Justifique.

Respostas:

1-Sofrem oxidações e esterificações mas , a reação mais importante é a formação de ligações glicosídicas, que geram oligossacarídeos , polissacarídeos.São exemplos de polissacarídeos: celulose (monô-meros de glicose), quitina (monômeros de N-Acetila-glicosamina), papel estrutural.

Contêm um único grupo carbonila(-CO-) e dois ou mais grupos hidroxila(-OH). Podem ser :- aldoses e cetoses.

Nas glicoproteínas os resíduos de carboidratos estão ligados covalentemente à cadeia polipeptídica.Desempenham papel importante nos sítios de reconhecimento de antígeno (transfusões sanguíneas).São consideradas determinantes antigênicos.

Uma furanose é um açúcar simples que contém uma estrutura em anel de cinco membros baseado em furano e é um sub-terminal do tipo cetona que lhe dá seu poder redutor. A frutose no mel está principalmente na forma de B-piranose, esta é uma das substâncias mais doces conhecidas, sendo cerca de duas vezes mais doce que a glicose.A forma de B-furanose da frutose é menos doce.

2-

3-

4-

5-

6-Diferença: Pode ocorrer por falta de enzima ou é causada por enzimas defeituosas lactose ( erro inato do metabolismo ) . Quando os animais consomem sacarose ela é hidrolisada a glicose e frutose para fornecer energia.

Semelhança: Acúmulo de lactose no intestino sofre ação da lactose bacteriana , promovendo inchaço e diarreia . Excesso de sacarose é prejudicial à saúde.

7-Pode ocorrer por falta de enzima ou é causada por enzimas defeituosas ( erro inato do metabolismo ).A lactase ( vilosidades intestestinais) é necessária para degradar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com