TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica

Monografias: Bioquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

1) Compostos Orgânicos:

Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de energia através da oxidação.

Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.

Compostos Inorgânicos:

Cálcio: permite a contração dos músculos, responsáveis pelos nossos movimentos. Participa, ainda, da coagulação do sangue e é responsável pela rigidez dos ossos e dos dentes. Nos vertebrados, o esqueleto é o maior depósito de cálcio do corpo, podendo ceder cálcio ao sangue, se necessário. Alguns alimentos são bastante ricos em cálcio: leite e derivados, ovos, carne e alguns vegetais.

Ferro: faz parte da molécula da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio do órgão respiratório para todos os tecidos, nos vertebrados. Está localizada dentro dos glóbulos vermelhos, no sangue. O ferro é encontrado nas carnes e vísceras bovinas, na gema de ovo e em leguminosas, como o feijão. Uma alimentação pobre em ferro provoca deficiência de hemoglobina e de glóbulos vermelhos, o que chamamos de anemia.

Magnésio: faz parte da molécula da clorofila, pigmento que participa da fotossíntese nas plantas verdes.

2) O ph é o símbolo abreviado para a grandeza físico - química chamada "potencial hidrogeniônico". Na química, o ph é o número que indica se uma solução é ácida (ph<7) ph="7)">7), os valores variam de 0 a 14. O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+). O ph de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases, substâncias orgânicas e da temperatura.

O ph no sangue humano precisa estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários a saúde.

Qualquer alimento solido, ou liquido que prejudique o equilíbrio do ph ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o ph do sangue humano este inteiramente relacionado à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com