TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biotecnologia

Relatório de pesquisa: Biotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

1. Definição

Biotecnologia é uma ciência aplicada que integra conhecimentos das Ciências Naturais e de Engenharia para o processamento de materiais e substancias por agentes biológicos para a obtenção de produtos e serviços. A Biotecnologia moderna engloba áreas de aplicações biológicas em saúde e biomedicina, na agricultura e na produção de insumos industriais. O conhecimento é baseado na manipulação e transferência de genes entre organismos, a fim de obter-se material industrial.

A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega:

• bio significa vida

• tecnos representa o uso prático da ciência

• logos significa conhecimento

A Biotecnologia é um conceito muito amplo que pode ser separado em duas partes, são elas a:

• Biotecnologia tradicional: que envolve, por exemplo, a produção de cerveja, a fabricação de queijo e iogurte e a seleção de plantas híbridas;

• Biotecnologia moderna: que faz a aplicação dos conhecimentos da Biologia Molecular da Bioquímica e das Tecnologias de DNA Recombinante numa perspectiva da produção.

De acordo com o Conselho de Informações sobre Biotecnologia, a área é uma importante ferramenta que pode ser usada para monitorar o processo de extinção de espécies, por meio da quantificação da variabilidade genética existente, utilizando-se testes de DNA. Assim, a biotecnologia pode ser usada para prevenir ou para detectar a perda da variabilidade genética das espécies. Além disso, com sua contribuição para o aumento da produtividade, a biotecnologia agrícola contribui para a diminuição do desmatamento de áreas naturais e, consequentemente, para o aumento da biodiversidade nestes locais.

2. Origem

A prática da biotecnologia é bastante antiga. Antes do ano 6.000 a.C., a produção de bebidas alcoólicas pela fermentação de grãos de cereais já era conhecida pelos sumérios e babilônios. Mais tarde, por volta do ano 2.000 a. C., os egípcios, que já utilizavam o fermento para fabricar cerveja, passaram empregá-lo também na fabricação de pão. Os astecas, por exemplo, alimentavam-se de algas cultivadas em lagos. Outras aplicações como a produção de vinagre, iogurte e queijos são, de há muito, utilizadas pelo ser humano. A partir do século XIX, com o progresso da técnica e da ciência — especialmente a microbiologia –, grandes avanços surgiram na tecnologia das fermentações.

Foi a partir da década de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da síntese química do DNA, e com as técnicas de manipulação genética, fusão celular ou hibridoma, passou de fato a existir.

3. Áreas de atuação

A biotecnologia em si, se comunica com outras áreas que nem sempre são exatas, mas consegue trazer para dentro do seu contexto, por exemplo, as ideias Éticas; que são de conceito humano, que por muito tempo os aspectos da ciência se confrontaram com tabus conceituais humanos e as religiões, que são confrontados até os dias de hoje.

Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenças.

Biotecnologia na medicina

A medicina utiliza muitos conhecimentos da biotecnologia. Graças a ela, hoje em dia já é possível tratar algumas doenças.

Um grande avanço da medicina foi a produção de insulina humana utilizando bactérias. A insulina é essencial para os doentes de diabetes. Antigamente, ela era produzida apenas em animais e não tinha um efeito tão bom quanto a humana. Com a transferência de genes também é possível produzir hormônios humanos, como o do crescimento.

Há também algumas técnicas para prevenir doenças. É o caso das vacinas, que, tanto para seres humanos como para animais, também contam com a biotecnologia.

Biotecnologia na agricultura

Hoje, em vários países, já existem plantações de alimentos geneticamente modificados. Esses alimentos são resistentes a pragas ou doenças e, por isso, utilizam menos agrotóxicos. Há também plantas tolerantes a herbicidas, que permitem que agricultores também usem menos agroquímicos para combater plantas daninhas. Com isso, diminuem os gastos dos produtores, além de aumentar a qualidade dos alimentos que vão pra nossa mesa. Por enquanto, esses são os maiores avanços da biotecnologia na agricultura.

Mas já existem muitas pesquisas nesta área e, num futuro bem próximo, será possível produzir alimentos com mais vitaminas e nutrientes, plantas resistentes à seca, frutas que demoram mais para amadurecer, e outros produtos cheios de vantagens. Uma pesquisa bem legal está sendo feita para criar plantas que servirão como vacinas contra várias doenças.

Outras áreas

A biotecnologia não trabalha apenas com alimentos e indústria farmacêutica, há também pesquisas em outros campos. Um exemplo é a indústria de tecidos, onde já existem pesquisas para criar um tipo de algodão que já seja colorido naturalmente. Isso aumentaria a resistência das fibras e diminuiria os gastos com o tingimento, que também causa impactos ambientais.

Já é possível também produzir plástico utilizando bactérias. Este tipo de plástico pode ser utilizado em embalagens e outros produtos e é biodegradável, ou seja, ajuda a preservar o meio ambiente.

Há também pesquisas para buscar outras formas de gerar energia. Utilizando materiais como madeira, girassol, milho, soja e cana-de-açúcar, os cientistas utilizam a biotecnologia para produzir biocombustíveis, que não prejudicam o meio ambiente e que sejam mais baratos.

Pode-se visualizar o conjunto dessas áreas na imagem abaixo

4. Aplicação Industrial

A biotecnologia industrial é uma grande promessa para resolver desafios globais, oferecendo novo potencial para o atendimento da demanda mundial. No tópico acima, foram mostradas as divisões dessa área, tais como

• Biofertilizantes

Em geral, os biofertilizantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com