TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bouba Aviária

Artigo: Bouba Aviária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e detalhar os conceitos da doença Bouba Aviária, que atinge todas as espécies de aves tanto domésticas quanto selvagens, trazendo o entendimento desta conceituando a prevenção, transmissão, sinais clínicos, controle e o tratamento.

DESENVOLVIMENTO

BOUBA AVIÁRIA:

A Bouba Aviária é uma enfermidade causada por vírus que afeta tanto as espécies de aves domésticas quanto as selvagens, é caracterizada pela formação de lesõe na pele, discretas, nodulares, nas regiões desprovidas de pena no corpo da ave. Ela pode se apresentar nas formas cutâneas, diftérica e sistêmica. É causada por um vírus do gênero Avipoxvirus e esse vírus pode ser facilmente destruído por desinfetantes comuns.

TRANSMISSÃO:

A bouba pode ser transmitida pelas escamas dos nódulos secos quando entram em contato com animais sadios, também pode ser transmitida pela picada do mosquito e pelo contato a aves já infectadas. A infecção também pode ocorrer por aerosol contaminado em ambientes com acumulo de penas contendo o vírus, esta situação pode ocorrer tanto por via respiratória ou cutânea.

SINAIS CLINICOS:

Os sinais clínicos podem se apresentar de acordo com as duas formas da doença, a cutânea ou a diftérica. Na forma cutânea, as lesões são encontradas nas regiões sem penas. Estas se apresentam na forma de nódulos, ocorrendo, principalmente, na crista, pálpebras, barbelas e outras regiões despenadas. Na forma diftérica, ocorrem lesões amareladas na mucosa da boca, esôfago, traquéia, podendo ser acompanhada ou não de corrimentos. Ela forma nó­dulos escuros na pele ao redor dos olhos, bico, crista e barbela; já a cabeça fica com um tom arroxeado.

TRATAMENTO E CONTROLE:

- Uma das formas para o controle desta enfermidade é através do uso de vacinações;

- A vacinação deve ser realizada regularmente, para prevenção; ( e deve ser aplicada na membrana da asa ou na coxa após retirada as penas).

- Os nódulos podem ser queimados com ferro em brasa, tinturado com iodo, porém isto não soluciona o problema, pois o vírus está na corrente sanguínea;

- As aves devem ser protegidas do frio, chuva, umidade, dos mosquitos;

- Deve ser fornecida uma boa alimentação para as aves;

CONCLUSÃO

Conclui se que a Bouba é uma enfermidade que pode ser tratada, realizando o tratamento regularmente a prevenção é feita de forma eficaz, diminuindo a infecção e a possível perda de aves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com