TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brentanes no fenomenológico

Resenha: Brentanes no fenomenológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Os frutos da contribuição brentaniana sobre o aspecto fenomenológico ou experiencial-existencial da percepção, chamada inner perception, com seu papel direcional da conduta humana e, como tal, passível de ser estudada empiricamente, podem ser colhidos e degustados em todas as árvores da psicologia moderna que resgatam de alguma forma a subjetividade e a especificidade cognitiva da conduta humana. Basta, a título de confirmação, conferir sua presença na psicologia psicanalítica, na psicologia da Gestalt e na psicologia cognitiva fenomenológica.

Sobre a influência do pensamento brentaniano na doutrina psicanalítica, algumas observações de autores conhecidos testemunham-na. É o caso de Benedito Müller, que, categórico, afirma: "São sólidos os argumentos para afirmar que não só a caracterização do psíquico brentaniana teve grande influência sobre Freud, mas também que o ponto de vista freudiano sobre as idéias ativas foi de qualquer forma facilitado pelos ensinamentos de Brentano" (Müller, 1995, p. xv).

Não menos convincentes, nesse campo, são as ponderações de Richard Wolheim, quando sugere que a teoria freudiana dos diferentes tipos e dinâmica das psiconeuroses teria por base um pressuposto teórico brentaniano, que o jovem Freud assimilou nas aulas freqüentadas dos cinco seminários ministrados pelo seu professor vienense. Acrescenta, todavia que esse mesmo pressuposto "Freud o reteve ao longo de toda sua obra." Ao perguntar-se em que consiste esse pressuposto, taxativo, responde: "Que todo e qualquer estado ou condição mental pode ser analisado em dois componentes: uma idéia a qual dá ao estado mental o seu objeto ou aquilo para que é dirigido, e a sua carga de afeto (affect) ou valência, que lhe dá a sua medida de força ou de eficácia" (Wolheim, 1971/1978, p. 36-37).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com