TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALCULO DE CALOR

Ensaios: CALCULO DE CALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  4.016 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício 1 :

Observando-se um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevação da temperatura da carga (4 minutos), o operador fica fazendo anotações sentado a uma mesa que está afastada do forno. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda jornada de trabalho.

Neste caso, para fins de aplicação do índice, denomina-se local de trabalho, o local onde permanece o trabalhador quando carrega e descarrega o forno, e local de descanso, o local onde o operador do forno permanece sentado, fazendo anotações.

Determinando-se os parâmetros necessários ao cálculo do IBUTG, obteve-se:

a) local de trabalho:

tg = 54 º C; tbn = 22 º C; M = 300 kcal/h;

b) local de descanso:

tg = 28 º C; tbn = 20 º C, M = (vide tabela)

Calcular o IBUTG no local de trabalho, no local de descanso e as médias gerais.

Exercício 2:

Observando-se um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada, sem, no entanto, sair do local, em seguida gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda a jornada de trabalho.

Determinando-se os parâmetros necessários ao cálculo do IBUTG, obteve-se:

Tg = 35 º C;

Tbn = 25 º C;

Tipo de atividade – moderada (vide tabela)

Calculando-se o IBUTG temos?

Pergunta: foi ultrapassado o LT?

Exercício 3:

Um trabalhador de um forno de uma empresa alimentícia, tem a função de abastecer continuamente este equipamento, colocando a carga em uma espécie de esteira. O trabalho é moderado, de pé, em bancada, com algumas movimentações. O local de trabalho não possui carga solar.

Nas avaliações de calor foram encontrados os seguintes parâmetros:

Tg = 35 º C;

Tbn = 27 º C;

Análise a situação e verifique se este posto de trabalho é ou não insalubre.

Exercício 4:

No processo de galvanoplastia (recobrimento da superfície de objetos ferrosos com materiais mais resistentes à corrosão), um determinado cargo tem a função de abastecer os tanques com metais líquidos, com as peças a terem sua superfície recoberta por um material mais resistente a corrosão.

As atividades realizadas nesta função consistem basicamente em manipular uma talha manual que transporta o objeto que deverá receber o recobrimento, a uma distância de aproximadamente dois metros de tanque. Sendo:

1. Movimentar a talha com a peça a ser tratada vertical e horizontalmente até coloca-la dentro do tanque com níquel fundido (tempo de execução de aproximadamente 1 minuto);

2. Aguardar 4 minutos até que o material atinja o ponto ideal de recobrimento;

3. Retirar o material do tanque, movimentando a talha vertical e horizontalmente, colocando-se numa espécie de bancada (tempo de execução de aproximadamente 3 minutos);

4. Aguardar a retirada da peça e colocação de uma nova peça na talha para ser recoberta (outro trabalhador que executa esta tarefa) (tempo de espera de aproximadamente 2 minutos).

As peças possuem tamanho relativamente pequeno, o que acaba não gerando a necessidade de se despender muita força para a manipulação da talha, desta forma podemos considerar que o trabalho executado é leve, de pé e principalmente com movimentações dos braços. Outro aspecto importante, é que durante o tempo em que o trabalhador aguarda que a peça atinja o ponto ideal de recobrimento, bem como a retirada e colocação de uma outra peça na talha, o

mesmo não pode abandonar o local de trabalho, permanecendo na sua posição de trabalho.

As avaliações de calor realizadas no posto de trabalho do trabalhador que executa esta função (à altura da região do corpo mais atingida), apresentaram os seguintes resultados:

Tbn = 33 º C;

Tg = 35 º C;

Verificar se os trabalhadores que executam esta função estão expostos a condições de trabalho insalubres.

Exercício 5 :

Observando-se um operador de caldeira de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 4 minutos carregando a fornalha com lenha, aguarda 5 minutos para que a carga seja queimada sentado em repouso. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda jornada de trabalho.

Neste caso, para fins de aplicação do índice, denomina-se local de trabalho, o local onde permanece o trabalhador quando carrega a fornalha, e local de descanso, o local onde o operador da caldeira permanece sentado.

Determinando-se os parâmetros necessários ao cálculo do IBUTG, obteve-se:

c) local de trabalho:

tg = 55 º C; tbn = 23 º C; M = 440 kcal/h;

d) local de descanso:

tg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com