TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CDB (certificados de depósito bancário)

Tese: CDB (certificados de depósito bancário). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Aprenda o que é CDB e como investir

Aplicação é um tipo de empréstimo feito às empresas com ganho dos juros

Do R7

• Texto:

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos que pagam, em períodos definidos, uma remuneração ao investidor. É como um tipo de empréstimo. Cada vez que o investidor compra um título de renda fixa (como o CDB) está emprestando dinheiro para quem emitiu o título (que pode ser um banco ou empresa). Os juros cobrados nesse "empréstimo" serão o rendimento do investidor.

A taxa de juros paga pelos bancos nesses títulos pode ser pré-fixada, pós-fixada ou chamada flutuante (quando a taxa "flutua" ou muda de acordo com a variação de um índice. Esse índice pode ser a TR (Taxa Referencial, usada na correção da poupança) ou o CDI (taxa de juros das operações entre bancos), por exemplo.

Nos CDBs pré-fixados, o investidor sabe, no momento da compra do título, quanto irá receber em juros. Nos pós-fixados, a remuneração só será definida depois da data de vencimento do título.

Quando o investidor compra um CDB, o maior risco é de que o banco que emitiu o título vá à falência antes de pagar seus clientes. Mas há uma garantia de até R$ 20 mil para cada investidor.

Os recursos usados para essa garantia são do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), do Governo Federal. Essa garantia é uma vantagem do CDB em relação aos fundos de investimento, em que não há nenhuma compensação em caso de perdas.

Para investir, procure pelo título nas instituições financeiras e tente negociar. Os bancos podem oferecer índices melhores de rendimento de acordo com a quantia investida, isto é, quanto maior o valor do investimento, mais alta pode ser a taxa de juros que será recebida.

Como aplicar dinheiro em CDB e RDB

COMENTE

Compartilhe856

Imprimir Comunicar erro

O que é CDB e RDB

Por meio do Certificado de Depósito Bancário (CDB) e do Recibo de Depósito Bancário (RDB), as pessoas emprestam dinheiro aos bancos, emissores destes títulos, e recebem, depois de um período determinado no momento da negociação, o dinheiro corrigido com juros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com