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CIÊNCIA DO COMPUTADOR BACHELOR

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Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  143 Visualizações

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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO

Legenda: Graduação Tecnológica

É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem cria softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

MERCADO DE TRABALHO

Como ocorre com todas as carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI), o mercado vai “de vento em popa”. O bacharel é contratado para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, softwares e jogos. Pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções à informatização de folhas de pagamento ou, ainda, trabalhar na pesquisa genética. "Incentivos dados pelo governo federal ao setor ajudam a aquecer o mercado para esse profissional", diz Jussara Marques de Almeida, coordenadora do curso na UFMG. Todas as atividades relacionadas à web oferecem subsídio a várias outras áreas de TI. Por isso, os profissionais desse ramo são bastante procurados - por exemplo, para o desenvolvimento de aplicativos para smartphones. A Região Sudeste concentra a maior parte das empresas e as melhores oportunidades. Mas há um bom mercado no Recife e na Região Sul.

SALÁRIO INICIAL: entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 (fonte: prof. Maurício Nacib Pontuschka, da PUC-SP).

Áreas que o Profissional Bacharelado em Ciência da Computação pode atuar:

BANCO DE DADOS

Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso à informação.

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES E APLICATIVOS

Elaborar programas e jogos de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.

MARKETING E VENDAS

Divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.

SUPORTE

Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.

São eles que desenvolvem e mantêm a tecnologia a que temos acesso. Um dos maiores exemplos é a ferramenta de busca na internet.

O trabalho deles está por toda parte: em casa, na escola, no trabalho, nos bancos, nos locais públicos, enfim, por todo lado. São eles os responsáveis por desenvolver e manter boa parte da tecnologia a que temos acesso, mas quase ninguém se da conta disso. O objetivo dos cursos de ciências da computação é formar profissionais capacitados para atuar desde a concepção de um algoritmo (como uma receita de bolo para resolver um problema de informática) até a criação e administração de um software.

Equipe de Desenvolvimento de Softwares

Fonte:Tanembau,(2001,p.36).

De forma mais simples, o cientista da computação é um criador de softwares (conjunto de produtos que inclui os programas para computadores e manuais, especificações, etc.). Ao lado do engenheiro da computação e do bacharel em sistemas de informação ou análise de sistemas, o cientista da computação promove a migração de métodos manuais de trabalho para a informatização e automação.

Como a formação é bastante ampla, as áreas de atuação são muito variadas. O cientista da computação pode trabalhar com tecnologia agrícola, jogos eletrônicos, tecnologia para celulares, equipamentos eletrônicos e bancos de dados, entre outras áreas. "Ele não é um simples programador.

Ele tem uma visão muito mais ampla do que é a computação, por isso desenvolve atividades mais específicas, que vão do hardware ao software", disse o professor Hermano Perrelli, vice-diretor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Um bom exemplo de trabalho desenvolvido por um cientista da computação é a ferramenta de busca do Google. "Um site de buscas está embasado em uma sólida formação teórica da computação. Olhe para a busca do Google. Você digita uma palavra e em centésimos de segundos a busca está concluída.

Agora pense na arquitetura que está por trás disso, pense no conjunto de coisas que permite ao usuário digitar uma palavra e aparecer várias coisas relacionadas com uma velocidade muito grande. Isto é trabalho de um cientista da computação", explicou Edson Norberto Cáceres, diretor de educação da Sociedade Brasileira de Computação e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

APTIDÃO POR CIÊNCIAS EXATAS

Antes de escolher a carreiras ciências da computação, o vestibulando precisa estar ciente de que o curso é muito mais do que ter afinidade com jogos, MP3 ou computadores. “A formação básica é composta essencialmente por lógica e matemática pura”.

É preciso ter habilidade com ciências exatas. “Se o candidato não souber entender uma regra de três, por exemplo, ele não vai conseguir levar o curso”, disse a professora Renata Pontin de Mattos Fortes, coordenadora do curso de ciências de computação da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo Renata, os dois primeiros anos do curso de ciência da computação possuem muitas disciplinas que envolvem matemática, cálculos, geometria, álgebra e lógica, o que muitas vezes pode assustar os alunos. "Tem muitos alunos que se decepcionam com o curso porque achavam que iam chegar na faculdade e fazer joguinhos", disse. Geralmente, só depois do terceiro ano é que os futuros cientistas da computação terão contato com as disciplinas mais específicas do curso, que inclui formulação de projetos, linguagem de programação, engenharia de software, banco de dados, inteligência artificial, arquitetura de computadores,

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