TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLÉGIO PARTICULAR FRENTE ÀS INTERFACES DAS AÇÕES SÓCIO-EDUCACIONAIS NO QUE TANGE ÀS QUESTÕES DE MAUS TRATOS E NEGLIGÊNCIA FAMILIAR, APRESENTADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  1/10/2020  •  Monografia  •  13.081 Palavras (53 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 53

Aluna do Curso de Serviço Social da UCB

        

COLÉGIO JOÃO LYRA FILHO FRENTE ÀS INTERFACES DAS AÇÕES SÓCIO-EDUCACIONAIS NO QUE TANGE ÀS QUESTÕES DE MAUS TRATOS E NEGLIGÊNCIA FAMILIAR, APRESENTADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social da Universidade Castelo Branco, sob a orientação da Profa. Monica dos Santos

Rio de Janeiro, jun.2013

SUMÁRIO

Pág.

1.–         O problema.........................................................................................        3

1.1.-          Apresentação do problema                                                3

1.2. -        Relevância                                                                        7

1.3.-         Objetivo                                                                        8

1.3.1.        Objetivo Geral                                                                 8

1.3.2.        Objetivos específicos                                                        8

2.        Marco teórico .....................................................................................        9

2.1.        Infância, Adolescência e violência                                        9

2.2.        Família brasileira e suas “re-organizações”                                17

2.3.        Serviço Social na educação                                                22

3.         Metodologia .......................................................................................        31

        3.1.        Tipo de Pesquisa                                                                31

        3.2.        Universo e Amostra                                                                32

        3.3.        Instrumentos e procedimentos de Coleta de Dados e Análise de Conteúdos                                                                                        32

4.        Análise de Resultados .......................................................................        35

5.        Considerações Finais ........................................................................        49

Referência Bibliográfica ...............................................................................        53

Anexo         ...........................................................................................................        56

1. O PROBLEMA

1.1. Apresentação do problema

O Colégio João Lyra Filho, fundado em 14/01/1968, está situado na Av. Dom Hélder Câmara (antiga Av.Suburbana), no nº 9.475 à 9.521 – Quintino Bocaiuva/RJ. Trata-se de uma instituição de educação particular, vinculada à Política Nacional da Educação, (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

O colégio ministra ensino na educação básica compreendendo a educação infantil, educação fundamental e ensino médio, atuando também com creche/integral para crianças de 3 meses a 8 anos, num total de aproximadamente 800 alunos.

O público alvo da instituição, além do alunado que varia da faixa etária de 2 a 18 anos e crianças menores, apenas em idade de creche, são suas famílias, e o efetivo de funcionários, no qual faz parte a equipe pedagógica e administrativa.

O Serviço Social nesta instituição foi implantado recentemente, justamente para suprir as demandas que estão sendo apresentadas pelos atores principais da instituição que podem ser alunos, seus familiares, e demais funcionários da instituição.

A direção observou a necessidade da implantação do Serviço Social na instituição, tendo em vista, que mesmo nas instituições de ensino particular, existem crianças e adolescentes que enfrentam problemas sociais, inclusive de alta complexidade, tais como maus-tratos; falta de diálogo/comunicação entre escola e família, onde esta participe do desenvolvimento da criança no espaço escolar; carência afetiva; crianças que consomem drogas, mesmo que lícitas; crianças com dificuldades de aprendizagem; questões familiares como: separação, a luta pela guarda dos filhos; brigas familiares que passam a interferir no aprendizado dos alunos, ocasionando o seu baixo rendimento escolar, dentre outras situações.

Conforme a Lei de Regulamentação da Profissão (LEI nº.8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993), é o profissional do Serviço Social que possui preparação técnica-metodológica diante das situações da questão social, reforçando assim a importância deste serviço dentro das escolas atuando em uma equipe interdisciplinar, trabalhando não somente com base na política educacional entre educando e família, como também no ramo dos direitos sociais, construção de um projeto político-pedagógico voltado para a ampliação e garantia de direitos e em defesa do respeito à diversidade humana e à ética como fortalecimento da cidadania e da democracia, conforme dispõe o Código de ética da profissão de 1993.

Uma das expressões da questão social identificada na instituição foi, entre outras, a precarização das relações familiares; muitas vezes oriundas da precarização das relações de trabalho, haja vista que, o responsável com uma jornada de trabalho cada vez maior, transfere para a escola a responsabilidade na educação dos filhos, além das reorganizações familiares.

O que identificamos com estas expressões é um número cada vez maior de alunos com baixo rendimento escolar; desinteresse pelo aprendizado; problemas com disciplina, casos de maus-tratos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86.4 Kb)   pdf (534.3 Kb)   docx (635.3 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com