TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Frente As Novas Tecnologias

Trabalho Escolar: A Escola Frente As Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  1.088 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Diante da velocidade que a informatização desloca-se e de um mundo em constantes transformações, o papel do professor vem sendo reformulado, ele deve mais do que ensinar, deve articular experiências, mediar e facilitar o processo educativo. E através das mídias e tecnologias, essa interação vem sendo facilitada através dos inúmeros recursos, permitindo que os professores e alunos se expressem de diferentes formas entre si, porque a escola de hoje requer um professor mais crítico, criativo, que participe e que empreenda, elaborando suas estratégias de ensino com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos.

Sabemos que as escolas buscam resultados, que implicam uma ação racional, estruturada e coordenada, numa atividade coletiva e com objetivos comuns. Mas às vezes isso não contempla a todos de maneira satisfatória e nem tudo que está implantado no projeto pedagógico curricular, está sendo efetuado na prática. No entanto, a presença das ferramentas tecnológicas não significa necessariamente uso adequado delas, por isso o objetivo desse trabalho é verificar as políticas de gestão frente à utilização das tecnologias no currículo escolar e a importância da oportunidade que o professor tem de reconhecer as potencialidades pedagógicas das TICs e incorporá-las a suas práticas pedagógicas com diferentes dinâmicas, pois os professores também se tornam responsáveis pelas formas de organização e gestão. Seu trabalho em sala de aula é a razão de ser da organização e gestão escolar. (LIBÂNEO, 2005)

Ao interrogar sobre os avanços tecnológicos no âmbito educacional é importante pensarmos o que tem sido feito para que os professores usem essas ferramentas para que de fato auxiliarem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula, pois é nesse contexto que se entende a importância da Educação tecnológica, e que o professor precisa ser entendido como um comunicador social, que tem como uma das tarefas, formar e forma-se, informar e informar-se, pois a finalidade da educação é possibilitar o trabalho dos alunos quanto aos conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de desenvolver habilidades para operá-los e dando significado no que ela faz no cotidiano escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

Nos sistemas educacionais e nas escolas inúmeros tem sido os esforços para elaborar propostas curriculares que venham a favorecer a construção de uma educação de qualidade no país. O currículo é o espaço em que se concretiza o processo educativo, sendo o instrumento central para a promoção dessa qualidade e por meio dele que se busca alcançar as metas discutidas e definidas coletivamente para o trabalho pedagógico. Ele corresponde o verdadeiro coração da escola.

Estamos vivendo uma fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, vivenciada e interessante. Assim evidencia-se a necessidade da inserção e a integração da tecnologia no âmbito escolar.

Para alicerçar nossos conhecimentos dos estudos feitos, fomos a campo na Escola Municipal Doutor Jacinto Campos, onde nos foi colocado quais os recursos tecnológicos são disponíveis para auxiliar na educação. A diretora Terezinha das Graças Santos Silva salientou alguns recursos tecnológicos disponíveis sendo: data show, computadores com internet, televisão, som, DVD e recentemente recebeu uma lousa interativa digital que é um quadro de tamanho aproximado de um quadro normal, uma grande tela de computador que pode ser operada de maneira touchscreen ao invés do mouse. Essa escola conta com um ótimo laboratório de informática, mas atualmente não possui técnico responsável e somente funcionários da escola e os alunos tem acesso a ele.

Quanto à capacitação para o uso das tecnologias, o governo está oferecendo o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) que acontece uma vez por semana com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Participam desse curso a direção, professores e secretárias da escola.

Os recursos tecnológicos mais utilizados ainda são a televisão e o DVD. Os outros tais como computadores e internet, a lousa interativa e data show são usadas com menores frequências, pois percebemos comodismo da equipe pedagógica.

Os alunos da escola em questão não utilizam o laboratório de informática, pois os professores esperam uma pessoa capacitada para ensinar informática básica. E até no momento isso não tem acontecido, ou seja, o laboratório está fechado.

A escola possui e utiliza software educativo sendo usados os recursos disponíveis no Linux onde o ensino aprendizagem se torna mais fáceis e diversificando essas práticas promovendo aulas mais lúdicas. E como já foi dito, o governo oferece um projeto para a utilização das tecnologias sendo o PROINFO, capacitando os professores para melhor exploração do Linux.

O currículo escolar contempla o uso das tecnologias no sentido de proporcionar o enriquecimento do processo ensino aprendizagem e no Projeto Político Pedagógico encontram-se indicativos quanto à utilização das tecnologias inclusive o laboratório de informática e a lousa interativa estão inseridos no mesmo.

Assim como evidenciado por Palloff e Pratt (2002), quando professores e alunos se envolvem dessa maneira com o processo de aprendizagem, estes aprendem a aprender, além de adquirirem a capacidade de questionar analisar e pensar criticamente.

Analisando as dificuldades existentes na escola Municipal Doutor Jacinto Campos referente à utilização do laboratório de informática, elaboramos uma proposta de um projeto que visa à melhora da utilização das tecnologias.

2.1 Projeto

2.1.1 Utilização do Laboratório de Informática

Justificativa

A informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia e é através da escola que antigas e novas gerações têm a oportunidade de participar, compreender decidir e de sentirem autônomos em relação à tecnologia da informação. Sendo assim é dever da escola acreditar que a tecnologia é um direito do cidadão contemporâneo.

A escola possui 15 computadores no laboratório que estão disponíveis para serem usados, mas devemos ressaltar que na escola a máquina por si só não tem nenhuma valia, o laboratório só tem sentido se servir como mais um recurso didático-pedagógico que proporciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com