TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB

Artigos Científicos: COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  3.223 Palavras (13 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 13

III-135 – COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB

Francisco Tales Gomes Pereira(1)

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Lilyanne Rocha Garcez Pereira(1)

Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Hosana Emília Abrantes

Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Engenheira Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcio Camargo de Melo

Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Veruschka Escarião Dessoles Monteiro

Professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do grupo de pesquisa em Geotecnia Ambiental.

Endereço(1): Rua Silva Barbosa, Nº 1059, Apto 212, Bairro: Bodocongó, Campina Grande – João Pessoa – Paraíba. Endereço eletrônico: talesmail@gmail.com

RESUMO

A caracterização volumétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma ferramenta importante dentro da estrutura de gestão destes resíduos e serve como um indicador da quantidade que cada tipo de resíduos ocupa em volume nas células do aterro, indicando que a falta de programas de reciclagem e reutilização pode reduzir a vida útil desses resíduos. Assim, este estudo visa determinar a composição das frações de volume dos componentes do RSU na cidade de Campina Grande - PB, caracterizando os diferentes tipos de materiais através da composição volumétrica de resíduos soltos e compactados. O procedimento para a composição volumétrica foi baseado na literatura existente. Os dados obtidos para os resíduos soltos indicaram que a maior porcentagem de volume de RSU é composta de materiais orgânicos putrescíveis e plásticos, com valores aproximados de 38% e 29% respectivamente, e para os resíduos compactados o resultado foi similar com valores aproximados de 36% e 28%, respectivamente. Portanto, podemos concluir que o material orgânico e os plásticos representam a maior parte do volume de resíduos sólidos da cidade de Campina Grande-PB, onde a quantidade de plástico pode ser prejudicial, por influenciar o seu comportamento na compactação dos resíduos.

PALAVRAS-CHAVE: Composição volumétrica, Resíduos Sólidos Urbanos.

INTRODUÇÃO

A caracterização e o monitoramento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) envolvem parâmetros físicos que podem ser mais ou menos relevantes em função dos objetivos desejados e dentre os parâmetros mais importantes destacam-se as composições dos resíduos depositados (ALCÂNTARA, 2007).

A caracterização gravimétrica e volumétrica dos RSU é uma ferramenta importante dentro de uma estrutura de gestão desses resíduos. Quando dispostos nos aterros sanitários de resíduos sólidos, a sua caracterização passa ter uma maior importância, pois o conhecimento individual de cada constituinte dos resíduos, em peso e em volume, informa a quantidade da fração biodegradável existente dentro da massa de resíduos, o que contribui para o correto dimensionamento dos sistemas de drenagem e tratamento de líquidos lixiviados, além de permitir avaliar o potencial de geração de biogás.

A composição gravimétrica permite identificar o resíduo gerado, sendo a etapa inicial de qualquer definição posterior de gerenciamento, constitui uma informação importante na compreensão do comportamento dos resíduos, aterrados ou não, e expressa, em percentual, a presença de cada componente, em relação ao peso

26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

ABES – Associação Brasileira de Engenharia 2 Sanitária e Ambiental

total da amostra dos resíduos (MELO & JUCÁ, 2000). Além da composição gravimétrica, também é utilizada a caracterização volumétrica dos resíduos sólidos que é ferramenta importante para o dimensionamento do potencial de geração de biogás, pois além de classificar individualmente cada constituinte dos resíduos em volume, informa a quantidade e fração biodegradável existente dentro da massa de lixo.

Segundo Mariano et al. (2007) as análises de composição volumétrica servem como indicador de quanto cada tipo de resíduo ocupa em volume das células de aterramento e mostra que a falta de programas de reaproveitamento e reciclagem fazem com que os aterros diminuam a sua vida útil além de diminuir a quantidade de matéria orgânica a ser disposta e conseqüentemente a geração de biogás para a mesma área.

A composição dos resíduos de um local varia em função de diferentes fatores, como o número de habitantes do município, o nível educacional da população, o poder aquisitivo e o nível de renda familiar, os hábitos e os costumes da população, as condições climáticas e sazonais e a industrialização de alimentos. Os estudos de caracterização física dos resíduos contribuem, ainda, para o monitoramento ambiental, na compreensão do processo de decomposição dos resíduos e na estimativa da vida útil da área (VIEIRA, 2000).

Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo determinar a composição volumétrica das frações constituintes dos RSU da cidade de Campina Grande-PB, caracterizando-os quanto aos diferentes tipos de materiais nele existente por meio da composição volumétrica dos resíduos soltos e compactados e comparando o resultado com a composição gravimétrica (em peso) desses resíduos.

MATERIAIS E MÉTODOS

O município de Campina Grande está localizado na mesorregião Agreste do Estado da Paraíba. Possui uma área de aproximadamente 621 km². De acordo com o IBGE (2007) possui uma população de aproximadamente 380.000 habitantes. O município caracteriza-se por escassez de área de deposição de resíduos e os serviços de coleta de lixo domiciliares, hospitalares e industriais, limpeza dos prédios da administração municipal, segurança dos prédios, obras civis, transporte escolar, manutenção de estradas ou vias urbanas e contabilidade são terceirizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com