TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EEXPRESSAO

Trabalho Escolar: COMUNICAÇÃO EEXPRESSAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 10

Código da Prova: 00041256

Curso: Serviço Social

Série ou Período: 1º Bimestre - 2º Semestre

Tipo: Bimestral

Gerada em: 04/12/2010 10:38:30

Modo de prova: Substitutiva;

Campus:_______________________________________________ Turma: SSOC

Nome:_________________________________________________ Matrícula:____________

Assinatura:___________________________________________ Data:_________________

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões de múltipla escolha

Disciplina: Ciências Sociais

Questão 1: "Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras. Os baixos preços de seus produtos são artilharia pesada que destrói todas as muralhas da China e obriga a capitularem os bárbaros mais tenazmente hostis aos estrangeiros. Sob pena de morte, ela obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção, constrange-as a abraçar o que ele chama civilização, isto é, a se tornarem burguesas. Em uma palavra, cria um mundo à sua imagem e semelhança." (Marx, K. e Engels, F. Manifesto do Partido Comunista. “Obras Escolhidas”. São Paulo, Alfa-Ômega, 1953. p.25. v.1.) O fenômeno da globalização não é tão recente no mundo capitalista, pois a partir da análise do texto acima, escrito há 160 ano, já fora identificado a gênese desse fenômeno, que caracteriza-se:

A)Pelo fortalecimento dos movimentos sindicais, num grave acirramento do conflito de classes.

B)Pelo aumento da intervenção do Estado na economia e garantia de emprego para todos.

C)Pela política de bem-estar social e fortalecimento do poder dos sindicatos dos trabalhadores.

D)Pela diminuição do comércio internacional e crescimento da autonomia das economias locais.

E)Pela grande expansão das trocas comerciais entre os países.

Questão 2: As transformações econômicas, sociais e políticas no final do século XX, conduziram a um novo regime de acumulação capitalista, denominada acumulação flexível ou toyotismo, que tem as seguintes implicações:

A)Flexibilidade tecnológica e organizacional, níveis relativamente altos de emprego e aumentos salariais.

B)Níveis relativamente altos de emprego, desenvolvimento tecnológico e retrocesso do poder sindical.

C)Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.

D)Níveis relativamente altos de desemprego conjuntural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.

E)Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retomada do poder sindical.

Questão 3: Em “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1905), Max Weber estabeleceu o papel exercido pela ética protestante na determinação do comportamento característico dos indivíduos na sociedade capitalista. Os valores protestantes como individualismo, disciplina, austeridade, apego ao trabalho arregimentaram adeptos principalmente entre:

A)A nobreza.

B)A burguesia.

C)Os camponeses.

D)Os proletários.

E)Os artesãos.

Questão 4: Leia o texto abaixo:

“A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos, embora para muitos tais promessas não chegassem a cumprir-se. No carregado ambiente urbano, a pobreza, o alcoolismo, os nascimentos ilegítimos, a violência e a promiscuidade tornavam-se notáveis e atingiam os membros mais frágeis do novo sistema, particularmente os que ficavam fora da cobertura das leis e instituições sociais. A aglomeração, conjugada a outros fatores como as condições sanitárias, tinha outras consequências deletérias sobre a população urbana, especialmente sobre os mais miseráveis. A fome, a falta de esgotos e de água corrente nas casas, o lixo acumulado e as precárias regras de higiene contribuíam para a proliferação de doenças e a intensificação de epidemias que elevavam as taxas de mortalidade da população em geral, e dos pobres, das crianças e parturientes em particular.”(Quintaneiro, T. et al. Um toque de clássicos

. Belo Horizonte: UFMG, 2002 p. 10).

A descrição acima diz respeito ao cenário da Revolução Industrial inglesa do século XVIII. Ao relacionar a descrição acima com a miserabilidade presente nas áreas urbanas na atualidade, é possível concluir:

A)Trata-se de um processo superado pela história, pois, na atualidade, as políticas públicas conseguiram extirpar a miserabilidade das áreas urbanas.

B)Trata-se de um fenômeno típico do mundo capitalista, pois as áreas urbanas ainda apresentam alto grau de miserabilidade entre seus cidadãos.

C)Trata-se de um fato específico da Inglaterra no século XVIII, pois a formação da classe trabalhadora e as políticas públicas de urbanização possibilitaram a superação da situação de pobreza extrema da população.

D)Trata-se de um fenômeno típico das cidades portuárias, que recebem muitos estrangeiros, comprometendo as condições sanitárias e consequentemente a saúde da população.

E)Trata-se de um fenômeno contemporâneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com