TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITARIA

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................8



  1. introdução

O presente trabalho tem como abordagem a Prática de Comunicação Popular e Comunitária. É uma ferramenta onde contribui para a construção da cidadania. As comunidades são lugares propicio para a realização de comunicação popular.

Para Cicília Maria Khroling Peruzzo,

 Á comunicação popular é: “uma forma alternativa de comunicação e tem sua origem nos movimentos populares dos anos de 1970 e 1980, no Brasil e na América Latina como um todo. Ela não se caracteriza como um tipo qualquer de mídia, mas como um processo de comunicação que emerge da ação dos grupos populares. Essa ação tem caráter mobilizador coletivo na figura dos movimentos e organizações populares, que perpassa e é perpassada por canais próprios de comunicação” (2008, p. 368)


  1. DESENVOLVIMENTO

                             Atualmente as pessoas estão fazendo muito uso de tecnologia para levar informação à população e as comunidades. A rede social começou a fazer parte da vida da sociedade e do dia-a-dia de cada um por que o homem passou a viver em sociedade compartilhando assim costumes, gosto, propósito, ansiedade e angustia. A informação pode ser repassada para á sociedade e assim construir movimentos sociais organizados pela população civil, as redes sociais são as, mas utilizada fora a Televisão e Radio.  A rede social é dos meios de comunicação, mas rápida para fazer manifestação provocações reflexão para se construir uma nova proposta de sociedade. Os indivíduos se agrupam em interesses coletivos para lutar e interferir nas decisões do poder publico.

                                 A partir de uma análise pode se perceber que á riscos na construção e desenvolvimento de informação á comunicação comunitária; estão perdendo o foco por esta dentro de uma sociedade capitalista; Tenta a parecer em emissoras de TV; Competição por interesses Políticos partidários; Não se podem ter fins lucrativos. O que se deve fazer é fortalecer o interesse da população para que não seja corrompidos pelos partidos Políticos, lutar pela comunicação popular e universalização das TICs- Tecnologia da Informação e Comunicação  através do empoderamento dos meios de comunicação das classes populares a partir das necessidades e interesses de uma comunidade e da sociedade.  

                       A comunicação popular teve uma forma alternativa que se originou nos anos 1970 á 1980 com os movimentos populares no Brasil como o movimento operário e sindical.  Em 1988 a constituição foi um marco na sociedade, onde o cidadão estava, mas próximo ao direito e cidadania. Foi dai que ampliaram as Politicas Sociais e regularização da Lei Orgânica de Assistência Social-LOAS, o Estatuto da Criança e Adolescente- ECA, a Politica Nacional da Assistência Social- PNAS, onde foi à provada a través disso, se constituiu o Sistema Único de Assistência Social-SUAS. Estamos vivendo em uma sociedade em constante modificação que se refere à legislação, por assuntos globais. As tecnologias esta presente em dimensão teóricas-metodológico, Etico-Politico e Teórico-Operativo, Com o profissional facilitando assim atendimento a população e os usuários do Serviço Social, que se caracteriza em informações passadas em tempo real. Para o Profissional é um Conhecimento elevado onde é capaz e eficiência nas suas ações em favor dos usuários.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (759.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com