TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUIR UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

Por:   •  17/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o objetivo de deixar bem claro os vários aspectos da educação, sua imensa importância para a população, as dificuldades encontrada pelo órgão que regem a educação em nosso país, o MEC. Ou seja toda caminhada que se percorreu e estar a percorrer para tentar trazer melhorias nas esferas da educação.

Especificando Garanhuns como cidade de grande porte, onde traz referência no agreste, pois está situada na mesma, escolas de níveis fundamentais, médio, referências, universidades cursos e graduações sendo estas vista como de qualidade, grande partes das cidades vizinhas recorre a Garanhuns pelo fato de oportunidades na educação e como também sua diversidade.

Em Pernambuco Garanhuns considerado em nível médio em pesquisa de Desenvolvimento Humano, apontada como a décima sexta cidade em seu melhor índice, ficando atrás apenas de cidades polos.

4

DESENVOLVIMENTO

Ao sugerir uma mediação sobre a educação brasileira, lembramos que só La pelo século XX começou o processo de expandir a escolarização básica, e que só no fim do ano de 1970 e início de 1980 que começa a acontecer o crescimento da rede pública de ensino.

Educação no Brasil e particularidade do governo federal, através do ministério da Educação, governos locais ficam com a responsabilidade de estabelecer programas educacionais estaduais. Seguindo orientações e utilizando recursos oferecidos pelo governo.

Nossas crianças tem que no mínimo frequentar uma escola por 9 anos, mais geralmente essa escolaridade não é suficiente. Vemos em nossa Constituição de 1988, dizer que, “Educação é um direito para todos, um dever do estado e da família...”

A educação é um fato de suma importância, que não adquirimos só na escola, desde a infância já vamos aprendendo varias coisas importantes, e é assim que chegamos nas escolas com uma bagagem de experiências adquiridos no dia a dia. A aprendizagem é um fenômeno natural.

A educação não é uma coisa pronta, onde você pega e já começa a usar, ela é uma transmissão de conhecimentos. O mérito da educação não se da apenas a alguns professores ou escolas, dar-se a todo o corpo docente e todas as comunidades escolares.

População de Garanhuns:

De acordo com o censo 2010, podemos ver o gráfico a seguir que nossa população é composta mais de mulheres que de homens e 68.432 mulheres:

5

No próximo gráfico se compara a parte da população alfabetizada população analfabetizada.

Algumas informações sobre o ensino na cidade de Garanhuns, dados colhidos em relação a 2012.

Garanhuns cidade de grande prestigio na educação, desde a época dos nossos avós que muitos saíram de suas casas, cidades para virem estudar aqui (Garanhuns), Região de grande altitude, que se desenvolve no agreste meridional,

6

situada a 230 Km de Recife (Capital), colocando Garanhuns em um ponto estratégico em relação aos grandes centros, situa-se no planalto a Borborema (Montanha Brasileira). Reunindo pessoas vindo de toda a região, buscando o melhor, a cidade se tornou referência de qualidade na educação ate hoje, trazendo grandes faculdades, cursos e graduações de vários tipos (Polo estudantil). Garanhuns é cortada por rodovias federais que são BR- 423 e BR- 424 e as estaduais PE-177 e PE-218 que liga a cidade a várias capitais do nordeste e as do Sul. Por sua área montanhosa, inverno intenso e de lindas flores é conhecida em todo o país atraindo estudiosos de várias especializações, vendo isso os estudantes de Garanhuns e cidades circo vizinhas se orgulham e se empenham para com a educação vencer.

A sua população é aproximadamente 136.057 habitantes, sendo o nono maior município de Pernambuco e ficando em terceiro no interior do estado e na região do agreste ficando em segundo lugar.

Na educação Garanhuns tem um bom desenvolvimento tanta nas escolas municipais, estaduais e nas particulares. No setor educacional como todo, obtiveram uma nota no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as escolas públicas de Garanhuns em 2011 3,9 para os alunos anos inicias (5º ano) e de 3,5 para os alunos anos finais (3º ano do ensino médio). Em comparação a outros municípios do estado de Pernambuco Garanhuns mostra que na educação tem uma taxa bem elevada, no índice de desenvolvimento da Educação Básica.

Como sabemos o governador Eduardo Campos, em 2013 criou o ensino intergral em todo estado no caso escolas de referência do ensino Médio. Garanhuns foi contemplada com algumas delas, tem umas que funcionam com os horários intergral outras semi-intergral , a respeito das escolas intergrais de Garanhuns os alunos e seus pais não tem do quer reclamar, por que o ensino é boa qualidade e todos os professores são graduado e pós-graduado. A mesma coisa acontece com o município que todos os professores são capacitados para exercerem suas profissões de educadores.

Garanhuns dispõe também, de algumas faculdades tanto pública como privada, na pública tem o campus que é uma das principais Universidade do Estado, que é a Universidade de Pernambuco (UPE) que disponibiliza no seu polo várias graduação para Licenciatura em Computação, Letra,Matemática,Pedagogia e Historia. Ainda conta com a Universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com