TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS: A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Casos: CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS: A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as possibilidades e as limitações de se desenvolver o ensino interdisciplinar na escola pública, no caso da E.E.E.M. Profª Gladi Machado Garcia. O presente trabalho aborda um estudo teórico a respeito da potencialidade do ensino interdisciplinar e contextualizado na sala de aula, para um ensino que trabalhe e estimule o cognitivo do aluno, proporcionando um melhor rendimento do senso crítico e a autonomia dos alunos e professores. Dessa forma, ele é estimulado constantemente a aprender e a descobrir o novo em todas as áreas do conhecimento. Posteriormente mostra-se a como foi realizada a pesquisa e suas limitações, pois a pesquisa acontece quando a escola detecta que deverá ter uma nova postura de ensino e os professores da área de ciências da natureza e matemática se propõe a trabalhar e estudar o novo método de ensino, já que, nele, as disciplinas devem ser trabalhadas com um eixo de relação entre si, montando um projeto contextualizado. E tem como limitações no resultado de funcionalidade da pesquisa, pois como o estudo e a aplicabilidade do método interdisciplinar é uma novidade tanto para professores participantes e alunos, isso requer tempo para uma resposta significativa da melhora no ensino/aprendizado. Mas a consideração final mostra que por mais dificuldades que se encontre para realizar um estudo sobre interdisciplinaridade foi valido, pois mostrou que as práticas de ensino precisam ser revistas urgentemente, o mundo não é disciplinar e sim interdisciplinar, e os nossos alunos saem da escola e não conseguem enxergar essa dimensão. E dessa forma o estudo passou a ser a base para um trabalho que visa uma proposta nova para os professores, alunos e escola, mas que tem como meta de uma nova maneira de pensar a educação, com uma característica de auxiliar o aluno na construção do conhecimento.

Palavras-chaves: Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Contextualização

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORDINI. Thereza Cristina. Uma Postura interdisciplinar. Fórum de Educação Online. 2007. Disponível em: http://www.forumeducacao.hpg.ig.com.br/textos/testos /didat_7 .htm. Acesso em 19 de novembro de 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental – MEC/SEF, 2006. v. 2.

CHARLOT, Bernard. Ensinar com o significado para mobilizar os estudantes. Revista Nova Escola, São Paulo, n 223, 32-34, jun/jul.2009

FAZENDA, Ivani. (org). A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999.

___________. (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

___________. (org). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

MENEZES, Luis. C de. Saber Ciências, direito de todos. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 224, p. 106, ago. 2009.

VEIGA-NETO, Alfredo. Disciplinaridade x Interdisciplinaridade: uma tensão produtiva. In: VII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, vol.2, Anais, Goiânia, junho de 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com