TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: **FÓRUM DE DISCUSSÃO – PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE **

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  1.212 Visualizações

Página 1 de 2

1.5. Síntese do projeto

O ensino de sociologia no ensino médio é uma das formas de se pensar na realidade social e os processors estruturais da sociedade. Uma analise dos conhecimentos prévios do aluno auxiliam na criação de um pensamento critico e no crescimento da consciência da cidadania. O principal objetivo é criar novas estratégias e metodologias para o desenvolvimento de uma olhar sociológico e analisar o processo de transformação do aluno no ensino médio.

1.6. Palavras-chave

Realidade Social, Conhecimentos Prévios e Olhar Sociológico.

2. TEMA

“A elaboração de estratégias para o desenvolvimento de um olhar sociológico e o processo de transformação do aluno com o ensino da sociologia.”

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Uma análise sobre os conhecimentos prévios dos estudantes do ensino médio e da elaboração de estratégias e metodologias para a criação de um pensamento critico da sociedade na Escola Estadual Antônio Ferraz, em Mineiros do Tietê – SP.

4. PROBLEMA DE PESQUISA

Os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino Médio estão sendo considerados, valorizados e utilizados pelos professores e como as aulas de sociologia auxiliam no desenvolvimento critico e da cidadania.

5. JUSTIFICATIVA

As atividades propostas no ensino de sociologia, em especial, promovem a problematização e a investigação do cotidiano e têm o potencial de tornar determinados saberes efetivamente assimiláveis pelos alunos, além de contar com o seu interesse e participação, pois rompem os limites da sala de aula e transbordam para outros espaços sociais.

A pesquisa é um dos elementos mais importantes no ensino da sociologia buscando sempre desenvolver o pensamento sociológico do aluno, afinal compreender a sociedade em que vive é a principal finalidade da disciplina de Sociologia.

O trabalho direcionado do professor às dificuldades dos alunos tende a ser de grande impacto na educação e para isso é necessário conhecer em detalhes a

forma de pensar, os conhecimentos prévios reunidos para desenvolver um “olhar sociológico” assim como as estratégias para criar um pensamento critico dos problemas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com