TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL E ROTINAS TRABLHISTAS

Exames: CONTABILIDADE EMPRESARIAL E ROTINAS TRABLHISTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.682 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JAQUELINE DELEGA DA SILVA

TEMA: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS A CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAVEL

JI-PARANÁ, OUTUBRO DE 2014

JAQUELINE DELEGA DA SILVA

TEMA: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS A CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAVEL.

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis Semestre. 4° da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores: Equipe de Professores do 4° semestre

JI-PARANÁ, OUTUBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

Considerando que no atual cenário brasileiro administrar uma empresa é de uma responsabilidade muito grande e exige muitos esforços e conhecimento de quem está dominando a mesma, ou seja, seus gestores. O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa principalmente nas atividades da área financeira, onde se podem considerar que os recursos são escassos e os riscos são grandes. Para se tornar eficaz uma gestão financeira tornou-se atualmente um fator critico de sucesso.

Os gestores das pequenas e médias empresas precisam aprender que as finanças de uma empresa que não podem ser administradores de forma intuitiva e nem empírica. Se por acaso o empresário estiver fazendo isso, pode-se estar perdendo dinheiro sem nem saber pra onde o mesmo esteja indo parar.

Então fica claro que a gestão financeira de uma empresa precisa envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. Muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um numero apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior com pouco ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa.

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Com isso, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados.

Com o crescimento das atividades empresariais os planejamentos informais deixam de ser suficientes passam a ter necessidade de um planejamento formal, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza dos acionistas ou proprietários.

E é nesse sentido que o orçamento empresarial é o instrumento que comtempla formalmente as metas e objetivos funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando. Dessa forma o orçamento empresarial não deve ser entendido como instrumento limitador e controlador de gastos e sim como uma proteção das atividades financeiras das organizações.

CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.

Objetivos da gestão financeira Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte forma. Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.

Assegurar a credibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos. Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

A gestão das necessidades de caixa nas organizações, nos dias de hoje, é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas em face de globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa.

O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira situação financeira da empresa. Com a nova conjuntura econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios. Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações.

A analise da aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do Fluxo de Caixa frente à Demonstração do Resultado do Exercício, comparando as informações geradas por essa no que se reporta a gestão empresarial, reforça a ideia de que o fluxo de caixa imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações.

PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO

Podemos descrever os tipos de investimentos como: - Investimentos economicamente independentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com